Você já ouviu falar em power skills? Quer saber mais sobre esse conceito que vem sendo cada vez mais utilizado no mercado de trabalho? Então não deixe de acompanhar este conteúdo para, então, pensar em formas de fortalecer essas habilidades em você e assim aumentar o seu desempenho profissional. Acompanhe!
O que são power skills?
Os power skills nada mais são do que verdadeiras “habilidades poderosas” que contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal. São habilidades muito procuradas pelas empresas, por isso, desenvolvê-las pode ser uma forma de elevar a sua carreira rumo ao topo.
Sem essas habilidades, o dia a dia pode se tornar mais difícil e as chances de sucesso, em alguns casos, podem reduzir. Afinal, precisamos estar sempre se atualizando e buscando informações e conhecimentos que mudam a nossa forma de atuar, não é mesmo?
Portanto, com lápis e papel na mão, veja abaixo alguns dos exemplos de power skills e analise quais você tem, quais está desenvolvendo e quais quer colocar na sua lista de novos passos profissionais:
1. Solucionar problemas
No dia a dia laboral, somos colocados à prova em diversos desafios. Alguns podem ser mais facilmente solucionados, outros podem ser mais difíceis de serem executados.
No entanto, antes de levantar a mão para dizer que temos um problema para executar uma atividade em específico, é interessante exercitar a mente em prol da solução. Saber raciocinar e pensar um pouco nas alternativas que podem ser colocadas em prática, diante dos desafios que surgem, é um caminho relevante.
Claro que há casos e casos, pois algumas vezes os problemas podem exigir a ajuda de terceiros. Porém, pensar um pouquinho, com calma, atenção e criatividade, pode ser um excelente exercício, além de fazer parte da lista de power skills.
2. Proatividade
Ser uma pessoa proativa, nos dias atuais, pode fazer toda a diferença na carreira profissional.
Quando você tem grandes ideias, mas em hipótese alguma as apresenta, por medo de ser julgado, muito sobre você pode ficar “guardado em uma gaveta” mental. Por isso, buscar expor os seus pensamentos e oferecer soluções interessantes, de maneira ativa, é uma das power skills.
3. Comunicação assertiva
Comunicar-se de maneira clara, assertiva e objetiva é algo indispensável no mercado de trabalho.
Afinal, não dá para perder tempo com reuniões que não agregam nada na rotina corrida, certo? Do mesmo modo, as falhas na comunicação podem abrir caminho para a constante necessidade de retrabalho.
Desse modo, se você quer ter power skills, comece a desenvolver a sua capacidade de se comunicar.
4. Gestão de tempo
Gerir bem a agenda e os compromissos é uma das peças-chave para o sucesso profissional. Portanto, começar a elaborar um cronograma equilibrado e que permita que você conclua as suas obrigações com calma, são passos bem interessantes para o mercado de trabalho.
5. Capacidade de decidir
A capacidade de decidir também é considerada uma power skill. Isso porque, quando temos dificuldades para decidir, podemos procrastinar ações importantes, impactando nos resultados no trabalho.
Por isso, saber colocar os prós e contras na balança na hora de decidir algo é uma habilidade que vem sendo cada vez mais procurada pelas empresas.