A economia é frequentemente comentada em vários sentidos. Assim, constantemente nos incentivam a economizar dinheiro para investi-lo com sabedoria.
É claro que economizar é importante, mas você sabe por quê? Abaixo, explicaremos os benefícios e como esta prática pode te ajudar a atingir seus objetivos.
Vantagens de economizar
Uma das principais vantagens de poupar é porque poupar nos permite realizar muitos dos nossos planos e atingir os nossos objetivos. Para adquirir certos bens materiais cujo custo é elevado, por exemplo, um carro, é sempre necessário poupar dinheiro.
Economizar nos permite realizar planos importantes, como:
- Fazer viagens longas;
- Pagar um determinado curso ou estudo;
- Entre outras metas.
Os ganhos que podemos receber de nosso trabalho serão aqueles que nos permitirão pagar despesas fixas e diárias. Mas é o dinheiro economizado que nos ajudará no caso de um imprevisto.
Outra das vantagens de economizar é ter uma poupança. Isso para quando, por algum motivo, os nossos rendimentos diminuem. Por exemplo, se em algum momento perdemos o emprego, temos uma redução do horário de trabalho ou se por algum motivo não podemos trabalhar.
Formas de poupar
As economias não são apenas para gastar adquirindo bens materiais ou usadas para realizar o que você deseja. São uma maneira perfeita de nos ajudar a aumentar nosso capital por meio de investimentos inteligentes.
Que tal, então, optar por um fundo de investimento? Ou opte por alocar o seu dinheiro na compra de ativos que mais tarde irão valorizar? Ter dinheiro guardado permite-lhe tomar várias decisões para o ver crescer ao longo do tempo e utilizá-lo para objetivos muito mais ambiciosos.
Economizar nas compras
A hora de fazer a compra pode ser um momento crítico em que alguns de nós perde a linha e acaba com o orçamento. Ao entrar no supermercado e ver tantas cores e produtos novos, parece que nos esquecemos do que realmente fomos comprar. Para que possa poupar algum dinheiro e economizar, damos-lhe algumas dicas para poupar nas compras.
Regra de ouro: sempre de barriga cheia
É um erro muito comum, não tenho nada para comer e vou ao supermercado “para ver o que encontro”. Se você vai às compras com fome, pode pegar coisas para lanchar enquanto esquece os itens do jantar. Então, acaba comprando produtos que parecem apetitosos apenas por impulso, porque está com vontade naquele momento.
Também é recomendável ir sem filhos, pois eles vão querer uma bobagem ou chocolate. Assim, depois de pedir 20 vezes, você acabará comprando para eles.
Preste atenção na distribuição das prateleiras
Tudo é estudado. Estaremos sempre mais atentos aos produtos que estão ao nível dos nossos olhos. Por isso serão colocados os mais caros ou os que lhes são mais convenientes para vender. Da próxima vez que for às compras, observe os alimentos que estão nas prateleiras mais altas e mais baixas. Dessa forma, verá a diferença.
A hora do dia também importa para economizar
Quando você vai ao supermercado na hora do rush, acaba encontrando o comércio cheio. Com isso, acaba fazendo tudo rápido e nem sempre olhando o preço ou o custo-benefício.
Outra coisa é que se passa muito tempo na fila. Não é à toa que perto dos caixas é que se colocam chicletes e chocolates. Você ficará muito tempo olhando para eles e, instintivamente, acabará comprando.
Esses são produtos que não sem necessidade e que se compram por capricho. Se estivessem em outro local no supermercado, dificilmente alguém os compraria.
Cuidado com os alimentos embalados
Nas quitandas e na área de leguminosas tem sempre a opção de comprar alimentos a granel ou já embalados. É mais conveniente levá-lo já com sua embalagem, seu peso e seu preço fixo, mas é mais caro.
É lucrativo colocar você mesmo o que deseja levar em sacolas. Quando voltar às compras, veja quanto custa um quilo de morangos (por exemplo) quando você mesmo os escolhe e embala, e quanto custaria se levasse a embalagem já preparada.