A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal flexível que impacta positivamente a sua rotina, por isso, é viável que considere elaborar um planejamento de forma faseada e gradual.
Não é necessário abdicar da poupança por não direcionar valores fixos mensais para essa finalidade. Visto que é possível que o seu planejamento financeiro considere modificar seus hábitos de consumo de maneira planejada.
É importante que separe seus custos pessoais entre fixos e variáveis, dessa forma, ficará mais fácil identificar quais hábitos são passíveis de mudanças.
Contudo, essas mudanças não precisam ser radicais. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção ou diminuição de taxas para o cliente final.
Dentro do conceito de poupança flexível é viável poupar os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, estará criando um caminho positivo para lidar com suas finanças pessoais.
Sendo assim, analise dentro do seu estilo de vida o que pode ser modificado, ainda que a economia gerada seja irrisória. Pois, o mais importante é que faça essa observação e construa suas metas de modo flexível.
Com o passar do tempo é viável que modifique o seu processo financeiro e direcione valores fixos para a poupança. No entanto, a flexibilidade deve fazer parte do seu planejamento, ainda que suas metas sejam monetariamente mais elevadas, já que é necessário que o seu planejamento financeiro não faça parte de um ciclo de autocobrança.
Sendo assim, poderá construir uma relação positiva com o seu fluxo financeiro pessoal; o que irá permitir que alcance outras possibilidades em longo prazo.
Além disso, a poupança pode ser um conceito na sua rotina e não a sua única opção no que tange aos seus investimentos. Visto que o mercado de investimentos oferece diversas opções de renda fixa, sendo viável que estude e analise essa possibilidade de forma gradual e planejada. Dessa forma, poderá diversificar suas opções para que a poupança se torne parte do seu fluxo financeiro.
Contudo, independentemente de direcionar valores para uma poupança ou para outra opção de investimento, é importante que tenha o conceito sobre questionar seus impulsos de compras de forma orgânica e faça trocas econômicas sempre que possível.