A poupança pode ser parte de um planejamento financeiro pessoal flexível e viabilizado na sua rotina, sem que você precise abdicar de serviços importantes no seu dia a dia.
Você pode viabilizar uma poupança de maneira orgânica na sua rotina, realizando pequenas trocas financeiramente viáveis e controlando suas finanças em longo prazo. Para isso, você precisa conceituar a poupança como um processo flexível dentro do seu planejamento financeiro pessoal.
Ao trocar o cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas, por exemplo, você estará gerando economia sem abdicar de um serviço importante. Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital. Assim, estará direcionando o seu fluxo financeiro pessoal sem abdicar de serviços importantes.
Além disso, você pode verificar na sua rotina, considerando o seu estilo de vida, outras possíveis mudanças, como cancelar uma assinatura de TV a cabo e assinar um streaming, por exemplo. No entanto, dentro do conceito flexível de poupança, você deve direcionar todos os valores economizados para essa finalidade.
Possivelmente, você irá economizar valores baixos. No entanto, é fundamental que você direcione tais valores para a poupança com a finalidade de visualizar o seu processo de maneira tangível.
Dessa forma, você estará criando um processo positivo para as suas finanças pessoais em longo prazo. Posteriormente, você poderá modificar o seu processo e direcionar valores elevados para a poupança de maneira planejada, considerando um planejamento tradicional.
Entretanto, ao focar nos seus hábitos você irá construir uma relação sustentável e saudável com suas finanças, de modo que suas metas pessoais se tornem orgânicas na sua rotina, e não sejam parte de um fluxo negativo de sacrifício pontual. Por isso, esse conceito é muito importante quando do início do seu processo.
Conforme o seu planejamento financeiro avançar, você poderá conhecer outras opções de investimentos e direcionar valores de forma planejada. O mais importante é que você não abdique desse processo; já que ao abdicar de controlar suas finanças, você apenas abdica de controlar algo já está acontecendo na sua rotina.
Portanto, faça adaptações dos pontos citados e direcione suas finanças pessoais em longo prazo, modificando hábitos de consumo no momento atual. Posteriormente, você poderá ajustar o seu planejamento financeiro.