É possível realizar um planejamento financeiro de modo positivo através da viabilização de uma poupança dentro de um processo faseado.
Muitas pessoas abdicam de uma poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Contudo, é possível que construa um planejamento financeiro flexível para que a poupança seja resolutiva no que tange aos seus hábitos que prejudicam suas finanças.
De forma sucinta, faça uma análise dos seus hábitos de compra e consumo e verifique o que pode ser modificado imediatamente, bem como, o que pode ser modificado em longo prazo. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas.
Da mesma forma, é possível trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta sem taxas. Sendo assim, estará gerando economia sem abdicar de importantes serviços bancários. No entanto, dentro do conceito de poupança flexível é importante que guarde todos os valores economizados.
Certamente, serão poupados valores irrisórios. Contudo, é uma forma de visualizar o seu processo tangível e destacar a frequência de depósitos, já que quanto mais depósitos realizados, mais economias estão sendo geradas de forma gradual.
Esse fluxo é fundamental para que direcione suas finanças pessoais em longo prazo. No entanto, é viável modificá-lo com o passar do tempo para que defina metas mais elaboradas.
Ao prestar atenção nos seus próprios hábitos de compra e consumo, o seu processo ocorrerá organicamente. Já que as mudanças serão gradativas e, portanto, sustentáveis. O que é muito importante para que você não desista de obter uma poupança de modo flexível.
A poupança não deve ser a sua única opção de investimento, já que o mercado de investimentos pode oferecer diversas opções de renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo.
No entanto, para que justifique suas opções é necessário que a avalie suas possibilidades e faça essa troca – ou complemento – de forma planejada para que crie um processo mensurável e que faça sentido dentro de suas particularidades.
Portanto, é relevante que faça adaptações e flexibilize o seu processo para que a poupança seja parte de um processo positivo no tange aos seus hábitos de consumo. Dessa forma, estará direcionando suas opções e criando um processo positivo para as suas finanças em longo prazo.