Economia

Poupança: planejamento financeiro e gestão pessoal

Planejar suas finanças pode ser um desafio pessoal que requer a viabilização de uma poupança. No entanto, é comum que muitas pessoas negligenciem essa necessidade por conta de fatores externos inerentes ao mercado, bem como, pelo fato de estar em uma situação financeiramente negativa.

Poupança: planejamento financeiro e gestão pessoal

Entretanto, é muito importante que você planeje suas finanças, ainda que você esteja inadimplente. Visto que ao realizar um planejamento financeiro, você estará apenas se apropriando de algo que já ocorre na sua vida, ou seja, é melhor que você obtenha esse controle e permita que a sua vida financeira ocorra de forma circunstancial.

Analise a sua situação financeira atual

Sendo assim, faça um mapeamento de sua situação financeira atual considerando quais são os gastos fixos e quais são seus gastos variáveis. Pois, os seus gastos fixos dificilmente poderão ser alterados, porém, os seus gastos variáveis talvez possam sofrer alterações. No entanto, é possível que você modifique os seus gastos fixos gerando economia doméstica através de algumas economias na rotina.

Pequenas ações geram grandes resultados

Após esse pequeno diagnóstico financeiro, você pode verificar possíveis ações. É possível que você faça trocas financeiramente viáveis para que você obtenha uma economia, ainda que seja algo resolutivo apenas no futuro. Já que estamos falando sobre mudar hábitos, qualquer economia gerada por você, por meio de seus novos hábitos, deve ser poupada. Posteriormente, você poderá elaborar um valor fixo para poupança. O mais importante, se você estiver numa situação financeira negativa, é que você mude hábitos, ainda que seja aos poucos.

Pois, essas mudanças são de grande valia para o seu futuro, já que são pontos que modificam a sua relação com o dinheiro. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade e direcionar o valor que seria da tarifa para a sua poupança, dentre várias outras pequenas mudanças.

Dica para os inadimplentes

Além disso, o Feirão Serasa Limpa Nome foi prorrogado e está vigente até o dia 20 de dezembro, sendo essa uma boa opção para quem está em uma situação financeira negativa. Visto que o evento promete descontos elevados, de até 99%.

Por isso, pode ser importante que você analise a viabilidade de adesão ao Feirão Serasa Limpa Nome, ao passo que também deve direcionar as parcelas negociadas para o seu planejamento financeiro, de modo que você adicione valores constantemente para a sua poupança, ainda que no princípio você não consiga fixar valores.