Você pode elaborar uma poupança de forma conceitual através de um planejamento financeiro que seja estratégico, customizado e flexível.
Muitas pessoas abdicam da poupança porque não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade. No entanto, você pode direcionar valores para uma poupança de forma orgânica, ainda que esse processo ocorra de maneira faseada e não linear.
É importante que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual. Para isso, você pode utilizar ferramentas próprias para a gestão pessoal, como o Trello e aplicativos próprios para finanças.
Sendo assim, separe seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, poderá obter clareza sobre o seu cenário atual e verificar quais são as possíveis ações que podem ser tomadas.
Quando você conceitua a poupança de forma comportamental, você deve focar em mudanças de hábitos na sua rotina. Dessa forma, a poupança será o resultado do seu processo e não o objetivo final. É importante que você direcione valores para a sua poupança através de economias adquiridas por meio de pequenas mudanças.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem diversos serviços bancários. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do produto bancário utilizado na sua rotina.
Além disso, é relevante que você verifique em sua rotina outras possibilidades, de maneira que você direcione os valores para a sua poupança, considerando seus novos hábitos.
Dessa forma, você obterá uma visualização tangível de suas mudanças; o que será muito importante para reforçar seus hábitos positivos em longo prazo.
Posteriormente, você poderá verificar outras possibilidades no que se refere à metas e valores monetários. O mais importante é que você entenda o conceito de criar um processo produtivo dentro da sua situação atual.
Dessa maneira, você poderá obter resultados importantes de maneira não linear. No entanto, é aconselhável que você considere o seu processo como um objetivo e não como um fator de autocobrança; já que dessa forma você tende a abandonar o seu planejamento financeiro. Portanto, tenha paciência com o seu processo e reveja o seu planejamento periodicamente.