É importante o direcionamento de suas finanças para a viabilização de uma poupança. No entanto, para que esse fluxo ocorra de forma positiva é importante também que faça um planejamento estratégico da sua vida financeira.
Entretanto, para uma pessoa que nunca seguiu um planejamento pode ser difícil começar. Porém, é importante entender que o planejamento é fruto do seu hábito.
Por isso, ao modificar pequenos hábitos em longo prazo, você terá modificado a maneira como lida com suas finanças. Sendo assim, confira algumas dicas que podem ajudar nessa objetividade.
São gastos excessivos aquelas compras nas quais você compra algo que não é um item de primeira necessidade. Bem como, muitas vezes, você nem acaba nem utilizando. Por isso, para cortar os gastos excessivos é importante que você aprenda a questionar seu hábito de consumo.
Sendo assim, quando for realizar uma compra, questione-se se aquele objeto realmente é útil para você e se precisa daquele produto. Ao passo que, se precisar, questione ainda se precisa ser nesse momento. Pois, ao realizar esse questionamento, você conseguirá entender o que é ou não é uma prioridade para você.
Muitas pessoas não guardam dinheiro alegando que precisam ganhar mais. Todavia, muitas pessoas são promovidas em seus empregos e nem por isso se tornam poupadores.
Pois, o seu hábito de gastar tudo que ganha já está implícito. Por isso, o importante é que crie o hábito de guardar dinheiro em uma poupança e não pense que isso é impossível.
Sendo assim, crie o hábito de guardar qualquer valor, desde que você direcione-o diretamente para uma poupança e não retire. Você pode pensar que qualquer valor é a mesma coisa que nenhum. Porém, você está alimentando um hábito.
Sendo assim, a tendência é que você direcione um valor cada vez mais elevado. Por isso, no início você precisa focar no hábito e, posteriormente, você já foca em valores fixos para a finalidade da poupança.
O Serasa Limpa Nome possibilita acordos financeiros com descontos de até 90%, o que pode ser bastante interessante para uma pessoa que deseja se planejar financeiramente.
No entanto, para direcionar um valor determinado para acordos, atente-se ao valor, para que não entre em um fluxo negativo ao tentar pagar as suas contas.
Veja nosso artigo sobre a metodologia do pote e o Método 50-15-35 para que possa ter algumas ideias para direcionar o seu fluxo financeiro.