Para alcançar os seus objetivos é muito importante direcionar valores para uma poupança, de modo que você possa obter uma reserva de emergência por meio de um planejamento financeiro pessoal eficiente e direcionado.
Para viabilizar a sua poupança de forma orgânica, você deve considerar a sua situação financeira atual e os seus objetivos. Sendo assim, é relevante que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual, de modo que obtenha clareza sobre o seu fluxo pessoal.
Assim sendo, separe os seus gastos fixos de seus gastos variáveis e categorize-os por ordem de importância na sua rotina. Dessa forma, poderá fasear suas metas, o que torna mais fácil o processo de alcançá-las.
No entanto, é importante que entenda que esse processo pode ser resolutivo, ainda que ocorra de forma não linear, já que é necessário lidar com fatores externos não controláveis de maneira planejada.
Dessa forma, na atualidade, você pode utilizar ferramentas de finanças, já que há vários aplicativos disponíveis no mercado, bem como é possível que você utilize ferramentas próprias para planejamentos, por exemplo, o Trello, que é uma ferramenta intuitiva e organizada.
Através dos pontos citados, fica mais fácil acompanhar e analisar quais são as possíveis mudanças a serem feitas, principalmente no início do seu planejamento.
Para isso, pode ser relevante que faça trocas financeiramente viáveis de forma planejada. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.
Sendo assim, seguindo esse mesmo raciocínio, é possível trocar a conta bancária tarifada por uma conta digital. Visto que as fintechs isentam as tarifas de serviços para correntistas, de modo que você pode obter os mesmos serviços de forma econômica; dentre outras trocas viáveis na sua rotina.
Além disso, caso você seja uma pessoa endividada é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas. De forma geral, sugerimos que conheça o Feirão Serasa Limpa Nome, visto que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida.
No entanto, a FEBRABAN e o Banco Central realizarão um mutirão para os inadimplentes durante o mês de novembro de 2021, e pode ser viável conhecer essa ideia e analisar as propostas.