Poupança: dicas para que faça modificações relevantes em seus hábitos
A viabilização de uma poupança pode ser um diferencial para que você alcance suas metas pessoais. Confira algumas dicas!
A viabilização de uma poupança pode ser um diferencial para que você alcance suas metas pessoais, bem como, pode ser também uma motivação para você realizar um planejamento financeiro pessoal.
Poupança: dicas para que faça modificações relevantes em seus hábitos
É importante que você faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira para que tenha clareza sobre seus hábitos e verifique qual é a melhor maneira de iniciar uma poupança organicamente.
Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis
Sendo assim, separe os seus custos fixos de seus custos variáveis para que você possa direcionar valores para uma poupança através de algumas modificações em sua rotina.
De forma sucinta, são seus custos fixos os gastos relacionados à manutenção do seu estilo de vida. Por exemplo, as contas referente ao fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel etc. Já os demais custos são variáveis.
Faça trocas viáveis financeiramente
Sendo assim, você pode verificar pequenas mudanças na sua rotina que podem ser econômicas. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade; ao passo que você pode verificar a mesma possibilidade no que diz respeito a sua conta bancária. Visto que as fintechs oferecem diversos produtos bancários de qualidade com isenção de tarifas.
É importante que você direcione esses valores economizados para a sua poupança
Dessa forma, dentro de um planejamento financeiro, é importante que você direcione esses valores economizados para a sua poupança, ainda que você os tenha como muito baixos. Pois, o mais importante dentro de um planejamento financeiro pessoal é que você coloque o foco em seus hábitos, posteriormente, você poderá ajustar valores para essa finalidade.
Coloque o foco em seus gastos e hábitos de consumo
Assim sendo, coloque o foco em gastar menos, cortar gastos desnecessários, evitar compras por impulso e categorizar suas metas por ordem de importância dentro da sua rotina.
Para isso, pode ser viável que você faça uso de ferramentas de gestão, como o Trello, que ajuda bastante na questão de um planejamento, independentemente de qual área da sua vida esteja o seu foco no momento.
Tenha paciência com o seu processo
É muito importante que você tenha paciência com o seu processo, pois mudar de hábitos requer disciplina e constância. Assim sendo, pode ser que o seu processo ocorra de forma não linear, porém, ainda pode obter sucesso ao modificar a sua relação com o dinheiro em longo prazo, e não apenas de maneira pontual.