A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal dentro da sua rotina, no entanto, é necessário que elabore um planejamento que contemple suas necessidades de maneira gradual e faseada.
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível que a poupança seja parte de um fluxo financeiro positivo dentro do seu processo financeiro pessoal.
Analise na sua rotina quais são seus hábitos de compra e consumo e o que pode ser modificado, sem que prejudique serviços importantes. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de um serviço bancário relevante.
Dentro do conceito de flexibilidade na poupança, direcione todos os valores economizados para essa finalidade. Possivelmente, serão economizados valores baixos, contudo, é muito importante que não abdique dessa dinâmica, já que estará criando uma visualização importante para a construção da relação com suas finanças pessoais em longo prazo.
Futuramente, poderá refazer o seu planejamento financeiro com metas concretas e valores fixos para a poupança. Entretanto, dentro da dinâmica atual, é importante que esse fluxo não seja interrompido para que construa uma relação positiva com suas finanças dentro do mercado atual.
Além disso, a poupança pode não ser o seu único investimento, embora seja importante que ela seja parte do seu conceito de consumo. O mercado de investimentos oferece muitas opções de renda fixa, sendo viável que analise as opções e considere diversificar seus investimentos de maneira segura e flexível. Por isso, caso seja um novo investidor, faça esse processo de maneira planejada e gradual, tal como deve ocorrer em qualquer planejamento financeiro.
Dessa forma, criará hábitos financeiramente saudáveis que serão de extrema valia para o seu futuro. Portanto, não abdique de planejar suas finanças, já que estará deixando de controlar algo que já ocorre na sua rotina.
Sendo assim, adapte os pontos citados e direcione o seu planejamento financeiro, de modo que a poupança seja parte de um fluxo resolutivo, amparando seus planos pessoais em longo prazo.