A gestão financeira pessoal pode ser um grande gargalo para muitas pessoas, principalmente para quem teve que se reinventar nesse período referente a pandemia causada pelo novo coronavírus, abdicando da elaboração de uma poupança.
Muitas pessoas perderam suas rendas, ao passo que outras tiveram que trabalhar de outras maneiras, modificando a sua renda. Por isso, o perfil do inadimplente no Brasil está mais abrangente. Visto que muitas pessoas que possuem o pagamento de dívidas como um valor pessoal, tiveram que abdicar dessa necessidade por conta de custos fixos referentes à manutenção de suas rotinas.
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que a recuperação econômica do país se encontra aquém do esperado para 2022. Principalmente, considerando que a pandemia ainda ocorre e traz muitas instabilidades econômicas.
Por isso, você deve fazer uma gestão financeira pessoal de modo flexível, considerando que os fatores externos não se encontram favoráveis e impactam na sua renda.
Para isso é importante que você faça uma espécie de mapeamento de sua situação atual. Dessa forma, você poderá separar seus custos entre fixos e variáveis. Você pode utilizar aplicativos ou ferramentas como o Trello, para realizar essa gestão de forma direcionada.
Por conseguinte, você pode verificar pequenas ações cabíveis na sua rotina, como trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem tarifas; já que as fintechs isentam o cliente final da anuidade do cartão.
Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária corrente tradicional por uma conta digital. Dessa maneira, você estará gerando economia sem abdicar dos serviços essenciais.
Entretanto, como estamos pensando no conceito de flexibilidade dentro de uma gestão financeira pessoal, é importante que você direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios.
Ao visualizar na sua poupança os valores baixos que podem constantes, estará visualizando resultados de sua mudança comportamental. Dessa maneira, você tende a reforçar um comportamento positivo em relação às suas finanças; o que será muito importante para que você obtenha um comportamento financeiramente saudável.
Por isso, coloque o seu foco em hábitos sustentáveis e saudáveis financeiramente, ainda que sejam pequenas mudanças. Posteriormente, você poderá refazer o planejamento e definir metas mais agressivas.
Entretanto, é importante que você não abdique de iniciar o seu controle financeiro por meio de uma gestão financeira pessoal flexível, principalmente, quando os fatores externos não favorecem a economia nacional e exigem resiliência.