A poupança é um fluxo pessoal que pode ser direcionado de maneira orgânica através de um planejamento financeiro flexível. No entanto, para isso você deve obter clareza sobre qual é a sua situação financeira atual e direcionar os valores de modo planejado.
O planejamento financeiro pode ser feito através da flexibilidade dentro da sua rotina. No entanto, para isso você deve realizar uma separação entre gastos fixos e variáveis, de modo que você defina metas claras e ampare o seu momento atual; bem como defina metas para o seu futuro.
Você pode utilizar aplicativos de finanças ou o Trello; o importante é que você tenha clareza sobre quais são as mudanças possíveis dentro do seu hábito de rotina atual.
Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por opções isentas de tarifas, considerando as fintechs oferecem cartões de crédito para o cliente final sem nenhuma taxa.
Além disso, as fintechs também são fontes de contas bancárias digitais e facilitadas com total isenção de tarifas. Certamente, é uma economia relevante dentro de um processo que objetiva modificar hábitos financeiramente nocivos.
No entanto, como você está focando na poupança de modo flexível, é importante que você direcione os valores economizados para essa finalidade. Dessa forma, você obterá uma visualização tangível e resolutiva de suas mudanças; o que é primordial para que você obtenha uma relação saudável com sua vida financeira em longo prazo.
Além disso, futuramente, você poderá revisar seu planejamento financeiro e modificar suas metas, definindo valores fixos para a finalidade da poupança. O mais importante é que você entenda a poupança como um hábito e não exatamente como o valor monetário poupado mensalmente.
Dessa forma, você irá focar na frequência de depósitos e não exatamente nos valores. Pois assim você estará reforçando hábitos positivos que podem fazer muita diferença para a sua vida financeira futuramente.
Além disso, você pode criar novos caminhos financeiros e conhecer melhor o mercado de investimentos; já que há muitas opções mais rentáveis que a poupança, considerando toda a volatilidade do mercado e a necessidade de reforçar seu conhecimento sobre a economia de forma geral.