Poupar dinheiro pode ser desafiador, por isso, é importante que você faça um plano de finanças que contemple suas metas pessoais, considerando o curto, médio e longo prazo. É comum que muitas pessoas negligenciem a poupança porque não sobra dinheiro, principalmente quem já está em uma situação negativa financeiramente.
Poupança: controle a sua rotina por meio de um plano de finanças
Entretanto, é exatamente por essa razão que a poupança deve ser contemplada. Visto que é necessário modificar a sua relação com dinheiro, nem que seja algo perceptível apenas em longo prazo. Para isso, sugerimos que você faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira atual, assim obtendo clareza sobre quais são as ações necessárias em sua rotina.
Trocas de produtos e serviços
Dessa forma, é possível obter maior clareza para que você saiba o que pode modificar. Você pode trocar marcas de produtos e variar as suas opções. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários por meio de suas contas digitais sem que você tenha que pagar nenhuma tarifa. Você estará obtendo o mesmo serviço que tem no banco tradicional, porém, com a isenção da tarifa, ou seja, sem abdicar do serviço, estará gerando economia.
Sendo esse apenas um exemplo, visto que é relevante que você verifique outras possibilidades pertinentes ao seu estilo de vida. No entanto, como está focando em hábitos, é relevante que direcione os valores para a poupança. Visto que, ainda que sejam valores baixos, todos os valores economizados por meio de trocas devem ser poupados. Além disso, verifique a possibilidade de gerar economia através de pequenas mudanças na rotina doméstica.
Mantenha o foco no processo
Posteriormente, você poderá ajustar valores fixos para essa finalidade. No entanto, quando você foca em mudança de hábitos, mantenha atenção no processo, por isso, mesmo que você acredite que os valores são irrisórios, pense no processo. Dessa forma, estará modificando a sua relação com o dinheiro, e isso será de grande valia para o seu futuro.
Controle seus hábitos e alcance suas metas
Além disso, é importante que você tenha o conceito de que, ao realizar um plano de finanças pessoais, você está apenas registrando algo que já está ocorrendo na sua vida financeira. Por isso, é importante que você pegue esse controle para si e direcione os seus objetivos, ainda que seja algo ocorra de forma não linear.