Muitos sabem o que é, mas nem todos entendem como funciona a poupança. No entanto, a poupança é uma modalidade de investimentos muito popular no Brasil. Uma vez que a poupança é conhecida por ser isenta de taxas, Imposto de Renda, e, por conseguinte, segura para uma reserva de emergência.
Alguns bancos disponibilizam a função de conta poupança para seus correntistas, sendo assim, basta que seja feito o primeiro depósito.
É possível programar depósitos na poupança. Ou seja, você pode investir um determinado valor na poupança mensalmente, assim, essa transferência entre as suas contas (corrente e poupança) ocorre de forma automática.
O rendimento mensal da poupança ocorre sempre no mesmo dia do mês, também conhecido como aniversário de poupança. Essa data é considerada para a rentabilidade total. Já que o depósito precisa permanecer na conta por 30 dias.
Conforme informações da Caixa Econômica Federal, abrir uma poupança é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.
É necessário original dos seguintes documentos:
Além disso, a Caixa possui a opção da poupança Caixa Fácil. Sendo assim, para essa modalidade, basta apresentar original do documento de identidade com foto e número de inscrição do CPF regular.
A Caixa permite que o cliente abra uma conta poupança em uma unidade Lotérica ou em um Correspondente Caixa Aqui. Já os demais bancos, necessitam que abra a conta presencialmente (bancos tradicionais), ou de forma online (fintechs). Agora que você já sabe como funciona a poupança, pode verificar qual instituição bancária melhor lhe atende.
A poupança Caixa Fácil aberta em Correspondentes Caixa Aqui ou lotéricas possui limite de movimentação de até R$ 3.000,00.
Sendo assim, para movimentar acima deste limite, basta ir à agência da sua conta, com seus documentos pessoais e um comprovante de residência atualizado (até 60 dias) e solicitar a alteração. No entanto, não há limite para a conta poupança dos demais bancos.
Conforme informações da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), com a Selic em 3,50% ao ano, a poupança passa a ter um rendimento anual de 2,45%. Sendo assim, esse percentual equivale a 0,20% ao mês.