A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal e objetivo para que alcance suas metas em curto, médio e longo prazo.
Não é necessário abdicar da poupança quando não se pode adicionar valores fixos para essa finalidade. Já que é possível realizar um planejamento que comporte essa necessidade de maneira gradual. Analise na sua rotina o que pode ser modificado no que tange aos seus hábitos de consumo. Dessa forma, poderá realizar trocas viáveis e gerar economia de forma orgânica.
É possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem anuidade, considerando a abrangência de serviços bancários ofertados pelas fintechs, da mesma forma, é possível trocar a sua conta comum por uma opção digital.
Dentro de um fluxo financeiro flexível é de extrema importância destinar todos os valores para a sua poupança. Provavelmente, serão economizados valores irrisórios, contudo, estará criando um fluxo financeiro positivo que será de grande valia para elevar a sua autoconfiança e modificar hábitos financeiramente nocivos.
Com o passar do tempo, é viável que reveja seu processo e faça trocas mais relevantes, do ponto de vista monetário. O mais importante é que construa uma relação positiva com o seu fluxo financeiro pessoal e questione seus impulsos de compra de modo orgânico.
Além disso, a poupança pode ser um conceito de valia na sua rotina e não a sua única opção no que tange aos investimentos. Visto que é possível considerar outras opções no mercado e explorar a diversidade da renda fixa.
No entanto, independentemente da poupança ser o seu único investimento, ela deve ser parte de um processo financeiro flexível e gradual para que modifique hábitos nocivos e faça pequenas economias, considerando o seu estilo de vida.
Portanto, seja flexível nos valores poupados e também no próprio processo, já que é possível obter sucesso de forma não linear. Sendo assim, evite se cobrar excessivamente para que obtenha sucesso de forma orgânica em longo prazo.
Faça adaptações dos apontamentos citados e planeje suas finanças de modo gradual e faseado, já que ao abdicar de controlar o seu fluxo financeiro pessoal, estará deixando de controlar algo que já ocorre na sua rotina.