Português para concurso público: 7 questões comentadas para treinar
Uma das melhores formas para aprender português para concurso público é por meio de resolução exaustiva de questão. É por meio dos exercícios que você consegue identificar os assuntos mais cobrados e recorrentes pela organizadora, memorizar o conteúdo, conhecer o perfil da sua prova e avaliar o seu rendimento.
Por isso, é imprescindível que você faça exercícios, pois cada banca organizadora de concurso tem uma forma de cobrança diferente. Nesse post, separamos 7 questões de português comentadas para você treinar. Vamos lá?
Português para concurso público:
Questão 1
(FCC / TRT 9ª/ Técnico Judiciário – 2013) esta vida é uma viagem / pena eu estar / só de passagem
O segmento em destaque nos versos acima transcritos equivale a: que eu
A) estivera.
B) esteja.
C) estaria.
D) estivesse.
E) estava.
Gabarito: B
Preste atenção na conjunção “que”. Ela força a flexão do verbo em relação ao modo e ao tempo.
A primeira oração conta com o tempo presente do indicativo “é”, por isso, o infinitivo “estar” da frase deve se flexionar no tempo presente do subjuntivo: esteja.
Questão 2
(2019/FCC/SABESP/) O transporte do café mais rápido e barato incentivou a produção. (5° parágrafo)
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será
A) havia incentivado.
B) incentiva-se.
C) É incentivado.
D) Foi incentivado.
E) Foi incentivada.
Gabarito: E
Voz passiva: um dos assuntos mais cobrados pela FCC.
Na voz passiva analítica o objeto direto vira sujeito e o sujeito torna-se o agente da voz passiva. Lembre-se de que é necessário manter a conjugação.
Questão 3
(2020/IBADE/Prefeitura de Vila Velha- ES) “Os autores africanos que não escrevem em inglês (e em especial os que escrevem em língua portuguesa) moram na periferia da periferia, lá onde a palavra tem de lutar para não ser silêncio.” Os parênteses foram usados para:
A) retificação de uma ambiguidade.
B) a explicação de um termo anterior.
C) A particularização de um significado.
D) A inclusão de uma ideia não explícita.
E) a ratificação de uma ideia anterior.
Gabarito: D
Na questão, os parêntesis foram utilizados para a inclusão de uma ideia. Eles também podem ser usados para explicações, comentários, entre outros.
Questão 4
( 2018/ Cespe/Instituto Rio Branco) No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto XII, julgue (C ou E) o item seguinte.
Segundo preconiza o Novo Acordo Ortográfico, o vocábulo “contrassensos” (l.4) é grafado conforme as mesmas regras que antissocial.
Certo
Errado
Gabarito: Certo
Atenção: de acordo com a nova ortografia, terá hífen se a segunda palavra iniciar por H ou tiver a mesma letra. Por exemplo: micro-ondas, micro-organismo.
Entretanto, se a palavra seguinte iniciar por R ou S é necessário dobrá-la. Exemplo: autorretrato, antissocial.
Questão 5
( 2019/FCC/ Câmara de Fortaleza) ondas tão fortes que chegam a derrubar as pessoas (3° parágrafo)
A conjunção sublinhada acima estabelece noção de
A) finalidade.
B) causa.
C) conformidade.
D) consequência.
E) condição.
Gabarito: D
Um dos assuntos mais recorrentes em provas de português para concurso Público. Na questão, o gabarito é consequência devido à presença da conjunção subordinativa consecutiva “tão…que”.
Questão 6
(2019/FCC/SANASA- CAMPINAS) embora tenha publicado pouco em vida (3° parágrafo)
O termo sublinhado acima introduz, no contexto, noção de
A) concessão.
B) finalidade.
C) consequência.
D) proporção.
E) causa.
Gabarito: A
Na questão, ” embora” introduz, no contexto, noção de concessão, que é uma conjunção subordinativa concessiva. Além disso, outros exemplos que têm este mesmo valor: conquanto, nem que, mesmo que.
Questão 7
(2019/Quadrix/CRO-AC) No que se refere à classificação dos verbos em regulares, irregulares e auxiliares, julgue o item.
Em “ela pretende ganhar esse concurso”, “pretende” é um verbo auxiliar.
Certo
Errado
Gabarito: certo. Muita atenção para resolver este tipo de questão:
O verbo auxiliar é o ” pretende” e o verbo principal ” ganhar”, que se encontra no infinitivo.