Portas fechadas – Por que as empresas falem? – Parte 1
Você sabe o motivo pelo qual as empresas vão à falência no Brasil? Acompanhe essa série de artigos, pois trouxemos os dados e as sugestões para não ser a sua empresa a próxima a entrar nessa triste estatística.
Os principais motivos pelos quais as empresas fecham
Dividimos a série “Portas Fechadas” em 6 partes. Nesta primeira parte falaremos sobre os dados que o Sebrae aponta como base para fechamento das empresas.
Trouxemos dados de uma pesquisa do Sebrae sobre os motivos que levam as empresas à falência. Os dados da pesquisa estão corroborados com a descrição dos motivos apurados.
Micro e pequenas empresas representam 30% do PIB do Brasil
As micro e pequenas empresas cumprem um importante papel na economia nacional, segundo dados apurados pelo SEBRAE, os micro e pequenos empreendedores representam 30% do PIB do país.
25% das empresas fecham em dois anos
Um crescimento exponencial nos últimos anos, porém em outra pesquisa realizada também pelo SEBRAE, aproximadamente 25% das empresas fecham suas portas nos primeiros dois anos, e nos primeiros quatro anos o percentual pode chegar em 50%.
São dados um tanto quanto contraditórios, ao mesmo tempo que muitas empresas ganham vida, outras tantas não resistem às dificuldades do mercado.
Os principais motivos que levam as novas empresas à falência
A razão por trás desses números não é uma só, como resultado, a pesquisa apresenta os principais motivos que levam as novas empresas à falência.
É importante ressaltar que esses dados não contemplam a crise pandêmica atual.
Nas próximas postagens falaremos sobre as sugestões de postura para que a sua empresa não entre nessa estatística.