Dividimos a série “Portas Fechadas” em 6 partes. Nesta terceira parte falaremos sobre os dados que o Sebrae aponta como base para fechamento das empresas.
Trouxemos dados de uma pesquisa do Sebrae sobre os motivos que levam as empresas à falência. Os dados da pesquisa estão corroborados com a descrição dos motivos apurados.
Gestão
Continuaremos a lista sobre as sugestões para que a sua empresa não entre nas estatísticas da falência, baseadas nos dados levantados pela pesquisa do Sebrae.
Empresas que adotam a inovação como guia de negócio costumam somar 71% das empresas que permanecem abertas, contra 58% das que encerram suas atividades.
Falhas na gestão
Para o SEBRAE, as falhas na gestão empresarial englobam uma série de fatores que não são levados em consideração pelos empreendedores.
- Os primeiros pontos nos quais os empreendedores falham:
- O aperfeiçoamento de produtos e serviços;
- Capacitação de mão de obra;
- Acompanhamento das tecnologias:
- Acompanhar as estratégias da concorrência;
- Saber detalhadamente quais são os custos de cada produto/serviço, bem como, as receitas e despesas incorridas.
Investir na manutenção
É vital investir na manutenção do seu negócio. O investimento inicial não é o único que se faz necessário, para que a empresa continue viva é preciso que parte do retorno financeiro volte para a mesma.
Estratégias e recursos
Invista no desenvolvimento de estratégias e recursos, por exemplo, a pesquisa mostra que a estratégia para atrair clientes com base na oferta de produtos/serviços personalizados foi mais vantajosa.
Isso quando comparado a estratégia baseada somente nos custos, representando 38% das empresas que permanecem abertas contra 31% das empresas que fecham, isso sem levar em consideração outras estratégias que podem ser combinadas a essa ou não.
Continuaremos a falar sobre os investimentos que o empreendedor deve fazer na empresa para evitar a falência, de acordo com o levantamento do Sebrae.