Trabalhar a inteligência emocional na escola é de suma importância para construirmos um país mais desenvolvido no futuro.
Sem esse tipo de inteligência sendo explorada no ambiente escolar, corremos o risco de educarmos adultos egocêntricos, mesquinhos, egoístas e narcisistas. E sabemos que essas qualidades não são nada interessantes, não é mesmo?
Por isso, neste conteúdo nós visamos discutir esse assunto para compreendermos melhor os impactos da inteligência emocional no contexto escolar. Acompanhe!
São diversos os motivos que podemos elencar quando pensamos no porquê trabalhar a inteligência emocional na escola. Ou seja, os impactos dessa educação emocional são inúmeros, e não apenas algo pontual.
Portanto, considere esse fator ao ler os nossos apontamentos abaixo, ok? E veja, agora, o que podemos desenvolver ao investirmos na inteligência emocional dos nossos alunos:
As emoções fazem parte do dia a dia das pessoas. Mesmo em momentos que nos sentimos “tranquilos” ou “indiferentes”, as emoções estão agindo, de certo modo, em nossa mente e em nossos comportamentos.
Assim sendo, quando pensamos na importância de se trabalhar a inteligência emocional na escola estamos diante de uma “sementinha” que plantamos. Plantamos, assim, um futuro mais feliz e equilibrado para as nossas crianças.
Isso porque elas saberão lidar melhor com o que sentem e com o que recebem de emoção alheia.
E por falar em saber lidar com o que recebem de emoção alheia, isso também auxilia as crianças a terem relacionamentos mais saudáveis ao longo da vida.
Isso porque a inteligência emocional tende a diminuir as atitudes e ações impulsivas, fazendo com que diminuam os erros e equívocos baseados em “explosões de emoções”.
Cada criança tem pontos fortes e fracos, assim como qualquer adulto. E para que ela descubra isso e aprenda a lidar com as suas próprias habilidades e limites, é necessário trabalhar as emoções.
Afinal, a insegurança, o medo e até mesmo o excesso de confiança podem desencadear efeitos nocivos no bem-estar de uma pessoa, diante das suas habilidades e potencialidades. Portanto, se queremos crianças mais autoconscientes, precisamos trabalhar as emoções!
O mundo é feito por pessoas, em conjunto com a natureza e os animais. Mas, os seres humanos têm as emoções como uma grande mola propulsora de suas atitudes.
Assim, a ganância, o egoísmo, a raiva e outras emoções/sentimentos podem causar efeitos nocivos no mundo. Mas, quando as pessoas têm a chance de aprender a lidar melhor com as emoções, elas tendem a melhorar o mundo em sua volta de maneira geral.
Que tal melhorarmos o mundo ao trabalhar a inteligência emocional na escola?
As questões relacionadas aos comportamentos “ruins” e ao bullying também tendem a diminuir. As crianças aprendem a importância de respeitar o outro, se tornam mais empáticas e aprendem a se relacionar melhor.
Com isso, os problemas de comportamento diminuem e as agressões verbais e físicas também. Logo, toda a atmosfera escolar sente os benefícios da educação emocional nas escolas. Faça o teste!