Possivelmente você já entrou em contato com um chatbot, mesmo que você não soubesse disso no momento. As conhecidas janelas de bate-papo do suporte técnico em sites são um ótimo exemplo de chatbots em ação. Assim, hoje, indicaremos porque o chatbot é importante para as lojas virtuais.
A loja virtual pode se beneficiar muito com essa ferramenta devido ao seu potencial para agilizar o atendimento ao cliente. E desta forma, espera-se que continue se expandindo, levando ao aumento da produtividade e satisfação do cliente.
Ainda assim, o que exatamente é um chatbot e quais benefícios ele pode trazer para o seu negócio? Saiba mais lendo!
Exatamente o que significa o termo “chatbot”?
O desenvolvimento da tecnologia e da inteligência artificial forneceu às empresas novas ferramentas para agilizar suas operações, e uma dessas ferramentas é o chatbot. Assim, se torna um método desenvolvido para imitar a comunicação humana falada ou escrita.
O chatbot consegue compreender as perguntas dos clientes e fornecer respostas pertinentes e oportunas, empregando técnicas de inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NLP).
Atualmente, os robôs estão disponíveis em uma ampla variedade de plataformas, incluindo sites, aplicativos móveis, sites de redes sociais e até aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
Entre as funcionalidades do chatbot tem-se:
- automatizar tarefas mundanas;
- responder a perguntas;
- fazer sugestões personalizadas;
- ajudar na navegação em seu site de comércio eletrônico;
- fechar mais negócios e fazer mais vendas.
Assim, o chatbot é programado para interagir com os usuários de maneira amigável, fornecendo assistência, informações ou concluindo tarefas automaticamente.
Quando apresentamos uma pergunta ao chatbot, eles podem analisar o contexto, reconhecer padrões nas mensagens e aprender com as interações anteriores para fornecer respostas precisas e personalizadas para o indivíduo.
Por que o chatbot é importante para as lojas virtuais?
Não apenas grandes corporações se beneficiaram da revolução digital, mas também os varejistas online. Agora, mais do que nunca, empresas de todos os tamanhos podem aproveitar a automação para liberar os funcionários para buscar novas oportunidades e fornecer atendimento ao cliente mais eficiente.
Dessa maneira, o chatbot torna-se um poderoso aliado para varejistas online que buscam aumentar as vendas, a satisfação do cliente e a eficiência. Assim, veremos mais benefícios para sua empresa, ao usar o chatbot.
Atendimento rápido e atencioso
Isso ocorre porque eles conseguem entender os desejos e necessidades de seus clientes, fazer sugestões úteis de produtos e facilitar a descoberta dos itens desejados. A capacidade de fornecer um serviço rápido e personalizado é um dos principais benefícios dos chatbots no varejo online.
Além disso, eles estão acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para os clientes poderem obter respostas imediatas para suas perguntas e problemas sem respostas, sem ter que esperar por assistência humana.
Melhora da experiência do usuário
O chatbot é uma ferramenta útil se você deseja aumentar a satisfação do cliente. Eles tornam as compras online mais agradáveis para os clientes porque fornecem um meio de contato familiar e fácil, eliminando a necessidade de os clientes baixarem qualquer software adicional ou navegarem em processos complicados de pedidos.
O melhor é que os chatbots podem ser integrados direto no site ou aplicativo onde sua loja virtual está presente, permitindo que os usuários se comuniquem com eles de forma totalmente natural e intuitiva.
Além disso, esses robôs podem armazenar dados sobre as preferências do cliente, tornando a experiência de compra mais personalizada e agradável.
Aumento na produção
O serviço é um dos aspectos mais demorados da administração de uma loja online. Dessa forma, o chatbot pode facilitar esse processo, tornando-o mais automatizado e, assim, aumentando o rendimento da equipe.
O principal benefício é que os chatbots podem atender vários clientes simultaneamente, reduzindo o tempo de espera e aumenta a eficiência no atendimento.
Observando que certos tipos de chatbot conseguem realizar tarefas automatizadas, como processamento de pedidos, atualização de informações e processamento de pagamentos, liberando recursos humanos para se concentrar em empreendimentos mais complexos e estratégicos.
Redução de Gastos
Obtenha uma economia considerável de custos após implementar um chatbot em sua plataforma de comércio eletrônico. Isso se deve à capacidade da ferramenta complementar o atendimento humano, reduzindo a necessidade de treinar uma grande equipe de suporte ao cliente.
Além disso, eles trabalham 24 horas por dia sem cobrança extra, o que acaba reduzindo os custos operacionais a longo prazo sem sacrificar a qualidade do serviço.
Você pode fornecer um sistema unificado e consistente de experiência do usuário, integrando-o a vários canais de comunicação, garantindo que seus clientes acessem o suporte por meio de várias plataformas.