O segmento de autopeças está crescendo cada vez mais no Brasil. Isso fica ainda mais expressivo quando se fala em franquias do setor, de acordo com a ABF. Por isso que hoje, nós vamos falar sobre como investir em franquias de autopeças e as suas vantagens.
Por que investir numa franquia de autopeças?
Acredita-se que o principal motivo de se apostar nas franquias de autopeças é o crescimento da quantidade de veículos novos, seminovos e usados vendidos no Brasil. Assim, a cada ano que passa, é necessário fazer manutenções, reparos e troca de peças. Dessa forma, também há sempre outras atitudes para manter o veículo em bom estado de conservação e funcionando.
Os fabricantes, percebendo este mercado promissor, investiram em produzir peças para os veículos e, assim, atender a demanda do mercado.
Dessa forma, abrir uma franquia de autopeças se torna algo altamente lucrativo, uma vez que há a demanda pelos produtos que serão comercializados.
Quais são os produtos oferecidos por uma franquia de autopeças?
Uma das principais preocupações dos franqueados é procurar por fornecedores que comercializem peças e acessórios automotivos das diferentes marcas de carros existentes no mercado.
Se a franqueadora não oferece os fornecedores, ou não realiza compras de forma única para as unidades, é preciso que você tenha fornecedores que atendam a demanda da sua franquia, bem como apresentar qualidade e diversidade de marcas.
Um dos fatores fundamentais na escolha do fornecedor, é a qualidade das peças e a rapidez na logística de entrega. Afinal, quem precisa de peças automotivas, não dispõe de tempo para esperar muito.
Se você oferece peças de qualidade e com durabilidade para os clientes, a sua unidade adquire credibilidade e fidelização dos clientes.
Existe uma diversidade muito grande de produtos que podem ser comercializados, mas, alguns são acabam não sendo os mais vendidos, como: amortecedores, pastilhas de freio, lâmpadas para faróis, baterias, filtros de ar, óleo e combustível, retrovisores, limpadores de pára-brisa, óleo para motor, pára-choques, acessórios para ar-condicionado e ventilação, painel de instrumentos, pedais e escapamentos.
Não esqueça de oferecer estes produtos para os mais diversos modelos de carros e marcas.
Quais são os diferenciais existentes em adquirir uma franquia de autopeças?
Inicialmente, é preciso considerar que uma franquia representa um negócio já consolidado no mercado. Além disso:
- Possui uma logística de entrega das peças para automóveis que facilita o trabalho do franqueado.
- Apresenta um modelo de gestão que já está testado e aprovado que apresenta lucratividade. Este modelo de gestão já tem planejamento, análise de mercado, e modelo de gestão em relação a marca, tipos de serviços apresentados, entre outros.
- O franqueado pode contar com a otimização de tempo na realização das operações e processos.
Estas são apenas algumas das razões do por que investir em uma franquia de autopeças é altamente lucrativo.
Quais são as vantagens de ter uma franquia de autopeças?
Entre as vantagens em se ter uma franquia de autopeças tem-se:
- Segurança no investimento: o segmento de autopeças é um investimento seguro, uma vez que a demanda é crescente e as necessidades dos produtos e serviços oferecidos possuem grande aceitação.
- O franqueado não estará sozinho no investimento: a franqueadora prestará todo o suporte para as operações e processos, bem como para a gestão do negócio. Assim, o franqueado não estará sozinho nesta jornada.
- Garantia de operações e serviços já testados e aprovados: as operações e serviços apresentados pela franqueadora já garantem por si só, que o negócio em autopeças se torne bem-sucedido.
Quais são as recomendações para quem quer investir em uma franquia de autopeças?
Para começar com uma franquia de autopeças, é preciso que você siga as seguintes recomendações e ter sucesso neste segmento:
- Gostar de carros e acessórios;
- Possuir visão a longo prazo, pois neste negócio, é preciso vislumbrar longe para obter sucesso;
- Tenha uma boa gestão comercial. Saber vender, e para quem vender, é o sucesso do negócio. Os seus colaboradores precisam saber sobre os produtos vendidos;
- O franqueado precisa ter uma visão geral do empreendimento: conhecer as áreas financeira, comercial, recursos humanos, gestão de estoques, entre outros;
- Faça investimentos em peças e acessórios diferenciados, que possuem maior tecnologia, e assim, você poderá atender às exigências dos seus clientes.
Por fim, saiba que investir no segmento de autopeças pode ser algo altamente lucrativo. Assim, é fundamental que se tenha, principalmente, aquela “veia” comercial para que se conquiste os seus clientes de forma definitiva!
Aplique os conhecimentos aprendidos aqui hoje e veja como esse mundo pode ser interessante e bastante rentável para entrar de vez no ramo de franquias de autopeças!