A maioria das pequenas e médias empresas não tem reserva de dinheiro, como mostram dados do Sebrae e da FGV, que contraem empréstimos bancários em caso de emergências ou imprevistos. Por isso que hoje, indicaremos porque fazer uma reserva de dinheiro é importante para a empresa.
Se devidamente organizada, esta reserva é aplicável a empresas de qualquer porte e natureza. Assim, saiba mais sobre o que é uma reserva de dinheiro, como funciona e como utilizá-la nos próximos tópicos para melhorar a saúde monetária do seu negócio.
Reserva de dinheiro — o que é isso?
As reservas de dinheiro são um tipo de reserva monetária mantida por uma empresa, mas são distintas das reservas de lucros. Em suma, representam uma injeção de dinheiro que não tem nada a ver com os resultados financeiros da empresa.
Os fundos de reserva de representam um dinheiro separado da receita e são considerados parte de seu dinheiro social. Enquanto, a reserva de lucros legalmente exigida, é igual a 5% do lucro líquido de um limite de exercício de 20% do dinheiro social da empresa.
A separação é antes que os lucros possam ser compartilhados entre os acionistas. Assim, essa reserva pode servir para qualquer coisa, desde emergências até investimentos ou recuperar perdas.
A compreensão dos conceitos contábeis fundamentais é útil para compreender o conceito de reserva de dinheiro. Ela faz parte do patrimônio líquido, que inclui também bens móveis e imóveis. Desse modo, esses recursos podem vir dos próprios cofres da empresa, de fontes externas ou de uma combinação desses fatores.
As empresas sem dinheiro de emergência em mãos podem ter que fechar suas portas se não conseguirem enfrentar uma tempestade monetária. Assim, uma reserva pode ser a diferença entre a ruína monetária e a sobrevivência de um negócio. E pode ser usado para quitar dívidas e cortar custos com a redução das taxas de juros cobradas pelos bancos.
Por que fazer uma reserva de dinheiro é importante para a empresa?
Seu propósito principal é servir como um fundo de emergência que pode ser útil em caso de crises imprevistas, epidemias ou outros eventos que ameacem a estabilidade monetária de uma empresa.
Quando os lucros diminuem, pode ser usado para relatar perdas monetárias e garantir a viabilidade contínua da empresa. Exemplo disso, é o isolamento social ocorrido durante a pandemia de 2020, quando nem todos os negócios estavam preparados para vendas online ou entrega em domicílio.
Neste caso, aqueles com acesso a reservas de dinheiro utilizaram, mas que não os teve acabou com mais dificuldades ou até fechou.
É uma maneira de ficar longe de empréstimos bancários e dívidas desnecessárias. Aliás, a quantia de reserva de dinheiro pode ser aplicada em investimentos de alta liquidez que podem ser rapidamente utilizados em momentos de crise.
Como fazer para juntar a reserva de dinheiro?
O dinheiro para reserva monetária da empresa é disponibilizado pelos acionistas ou por fonte externa de recursos. No entanto, o recebimento de tais fundos não exige a apresentação de qualquer tipo de prestação de contas ou outra forma de contraprestação.
Assim, a reserva poderá ter a função de usar para projetos especiais, mitigação de perdas, ou qualquer outro empreendimento corporativo relevante. Caso a companhia não consiga distribuir lucros por algum motivo, essa provisão pode servir para pagar os acionistas prioritários que fazem jus a dividendos fixos.
Formas de usar
Outra opção é usar a reserva para pagar salários ou cobrir despesas imprevistas, evitando demissões ou o fechamento do negócio em momentos de crise. Ou seja, seu dever principal é garantir que sua empresa continue operando sem dívidas.
Assim, para juntar a reserva de dinheiro, é possível realizar na empresa, as seguintes ações:
- Reduzir todos os custos fixos e custos variáveis;
- Ademais, verifique suas dívidas e tentar pechinchar uma taxa de juros mais baixa com o seu banco;
- Verifique qual o valor que seria necessário para a reserva de dinheiro.
Um fundo de emergência adequado, cobriria pelo menos seis meses ou um ano de despesas regulares. Isso significa que, uma reserva de dinheiro adequada, deve manter a empresa em funcionamento por 1 ano, em termos de despesas fixas e variáveis.
Ao descobrir os pontos mais delicados de sua reserva de dinheiro, incluindo como aplicá-la e quando usá-la, o conselho de uma empresa de contabilidade experiente pode ser inestimável. Assim, a atuação de um contador experiente é fundamental para obter uma avaliação honesta do seu negócio e conselhos sobre como melhorar a gestão monetária.
Agora que você já sabe como é importante fazer uma reserva de dinheiro para a empresa, faça diferente: se previna com uma reserva monetária para possíveis imprevistos, isso é fundamental para a sobrevivência em momentos de crise.