Entenda, neste texto, quais são os pontos importantes para manter o foco e produtividade no dia a dia de estudos e trabalho.
Afinal, não adianta apenas dizer “vou estudar” ou “vou trabalhar” e esperar que a produtividade acima da média apareça, concorda? É necessário, assim, elaborar uma rotina muito mais saudável, equilibrada e organizada para “chegar lá”.
Assim sendo, convidamos você para acompanhar as nossas sugestões e, quem sabe, usá-las no seu dia a dia. Acompanhe!
Os pontos importantes para manter o foco e produtividade perpassam diversas esferas de nossas vidas. Eles estão relacionados com nosso sono, exercícios, organização e até mesmo relacionamentos!
Por isso, ao pensar em como ser mais focado e concentrado, lembre-se de que tudo se trata de um conjunto em harmonia.
Com isso em mente, veja alguns pilares que elencamos a seguir para você ficar mais por dentro desse assunto:
Se você é uma pessoa desorganizada, temos uma notícia para você: será necessário trabalhar isso em si mesmo. Afinal, a organização é um dos pontos importantes para manter o foco e produtividade.
Sem ela podemos perder tempo procurando algo perdido; tentando encontrar uma solução que já tínhamos; ou até mesmo sentindo cansaço mental em um ambiente todo bagunçando.
Outro ponto importante é o momento de pausa. Não caia no erro de achar que o cérebro aguenta X horas de estudos sem parar, porque isso não existe.
Nossa mente cansa e, dependendo do que está sendo estudado ou trabalhado, ela pode cansar mais rapidamente.
Suas tarefas também precisam ser divididas e não executadas no piloto automático. Para isso, leve em conta a complexidade do que está sendo feito. Quanto mais difícil for algo, em partes menores ele deverá ser dividido.
Este é certamente um dos pontos importantes para manter o foco e produtividade que mais faz diferença na rotina de qualquer pessoa. Saber reconhecer as prioridades é peça-chave para garantir bons resultados.
Isso porque você conseguirá mensurar o que deve ser feito primeiro ou depois, sem se sobrecarregar ou apertar prazos.
Sabe quando aquela preguiça de estudar ou trabalhar aparece? Pense no longo prazo. E para pensar no longo prazo, considere reconhecer qual é o seu propósito diante do que está sendo feito.
Mesmo que seja um emprego transitório, tenha em mente que ele faz parte do seu caminho de crescimento. Se for faculdade, lembre-se de que você quer se formar. E assim por diante.
Pensar no longo prazo pode “limpar” a mente de pensamentos procrastinadores.
Por fim, lembre-se de que todos os pontos importantes para manter o foco e produtividade estão envolvidos com a sua qualidade de vida. Ou seja, com os seus hábitos.
Investir em exercícios, boas noites de sono e alimentação adequada é de suma importância para garantir mais foco para o cérebro. Não negligencie isso e foque no seu bem-estar, acima de tudo.