Certamente uma entrevista de emprego é um fator gerador de ansiedade e nervosismo. Por isso, muitas pessoas acabam ficando aquém do seu potencial diante do entrevistador por conta desse descontrole das emoções.
Todavia, primeiramente é importante que você tenha clareza sobre a sua objetividade profissional. Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar a entrevista.
Controle a sua respiração e busque equilibrar as suas emoções
Além disso, o nervosismo é uma condição humana e não há nada de errado em sentir um pouco de estresse e ansiedade diante de uma situação que você se sinta pressionado. No entanto, você pode trabalhar essas emoções para que elas não atrapalhem o seu processo seletivo.
Por isso é primordial treinar sua respiração. Respire fundo. Pode parecer um ponto aleatório, mas treinar a sua respiração é uma forma de direcionar a sua fala e te ajuda a racionalizar os acontecimentos, e, por conseguinte, diminuindo o estresse e a ansiedade.
Sendo assim, conheça sua própria trajetória profissional. Dessa forma, você terá mais segurança naturalmente para falar sobre os seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.
Além disso, procure entender em cada experiência profissional que consta no seu currículo, o que de fato você aprendeu. Ou seja, analise os pontos importantes, pois essa análise pode te dar as respostas corretas que obtenha sucesso na entrevista de emprego.
Ter uma postura de autoconfiança para que possa se direcionar durante uma entrevista de emprego é fundamental.
Mesmo que você esteja nervoso, procure manter um contato visual com o entrevistador, cumprimente as pessoas com um firme aperto de mão. Bem como, seja cordial com todos os presentes no local da entrevista. Certamente, a sua postura de autoconfiança será um fator importante para que você tenha sucesso em sua narrativa.
O entrevistador não conhece a sua história profissional. Por isso, você precisa falar delas de uma forma que demonstre sua capacidade e exponha a sua determinação.
Sendo assim, analise a sua história de uma forma que possa direcionar esses pontos resumidamente. Porém, de uma forma que seus pontos fortes não fiquem muito elevados e nem muito sucintos.
A metodologia Star pode ajudar a elaborar assertivamente a sua trajetória e responder as perguntas principais feitas em uma entrevista de emprego.