Para entrar no mercado de investimentos dentro da dinâmica atual é importante considerar suas particularidades de forma planejada, visto que diversos fatores impactam o resultado dos investimentos de forma direta e indireta.
Além de se manter atualizado sobre a economia, é importante que o investidor tenha cuidado com golpes que ocorrem na internet de diversas maneiras. Desconfie de promessas fora da realidade do mercado financeiro.
Visto que muitos golpes na internet prometem um retorno rápido e elevado em pouco tempo, por isso, tenha cuidado com promessas de riqueza rápida, pois essas precisam receber um olhar atento.
É comum que os entrantes no mercado de investimentos encontrem diversas modalidades de propostas dentro da dinâmica atual. Por isso, quando o investidor se atualiza sobre a economia, sua volatilidade e seu impacto nos investimentos, ele pode desconfiar naturalmente desse tipo de proposta.
Considerar suas particularidades é relevante para direcionar o seu planejamento, assim como buscar por informações em fontes oficiais. Sendo assim, consulte sites confiáveis como a Bolsa de Valores do Brasil (B3), Banco Central do Brasil (BCB), bancos tradicionais conhecidos, como Bradesco, Itaú, Santander e fintechs relevantes dentro do mercado, como Nubank, Banco Inter, Neon etc.
Analise qual é o valor que possui para investir; qual é a possibilidade de precisar resgatar valores antes do contrato terminar; qual é a melhor opção atual para viabilizar uma reserva de emergência; bem como, qual opção melhor te atende no que tange a necessidade de criar um plano de aposentadoria etc.
Certamente, o mercado de investimentos pode ser bastante atrativo dentro da necessidade de alcançar seus objetivos, como uma rentabilidade além da poupança. Entretanto, é necessário ter cuidado com promessas que divergem muito do que o mercado oferece, bem como deve se atentar ao risco de perdas.
Por isso, faça um planejamento que considere seus objetivos, diversifique suas opções o máximo possível e inicie por opções de renda fixa, como o tesouro direto e o certificado de depósito bancário, por exemplo.
Já que as opções de renda fixa permitem que o investidor saiba o valor que será resgatado, o que pode elevar sua segurança no mercado, bem como é uma forma de entender o funcionamento do mercado na prática.