A viabilização de uma poupança pode ser desafiadora quando o seu processo financeiro não está equilibrado. No entanto, é possível que organize suas finanças de forma flexível, direcionando a poupança como um conceito nos seus hábitos de consumo.
Esse processo pode ser complexo, contudo, ele cria um encadeamento de ações positivas para seu fluxo financeiro, ocorrendo de maneira orgânica. Para iniciar o seu planejamento flexível, é importante que tenha clareza sobre quais são suas metas pessoais, considerando o curto, médio e longo prazo.
Por isso, pode ser importante utilizar um aplicativo de finanças, por exemplo. Além disso, deve analisar a sua rotina e verificar quais são seus hábitos nocivos para seus planos em curto prazo para modificá-los de maneira gradativa.
Por exemplo, é possível verificar produtos em excesso que estejam em bom estado para revendê-los na internet, ou ainda, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital, bem como o seu cartão de crédito comum pode ser trocado por uma opção sem tarifas.
Ao realizar pequenas trocas e observações na sua rotina, poderá gerar economia. Possivelmente, essa economia será de valores irrisórios. Contudo, é muito importante que não deixe de criar um processo na sua rotina para que os valores economizados sejam direcionados organicamente.
Sendo assim, foque na frequência de depósitos e não nos valores poupados. Dessa maneira, estará criando um caminho positivo para que alcance suas metas definidas anteriormente. Além disso, é necessário que refaça o seu processo de forma periódica para que reveja suas metas e verifique outras possibilidades econômicas dentro da sua rotina.
Conhecer o mercado de investimentos e analisar as opções disponíveis dentro do mercado de renda fixa também é uma possibilidade relevante, visto que existem opções que prometem rendimentos acima da poupança. Contudo, é importante que tenha cuidado com promessas de ganhos elevados e certifique-se de que está investindo em uma plataforma idônea.
Atualmente, muitos bancos tradicionais e fintechs oferecem cashback para o cliente se tornar um investidor, sendo assim, pode ser viável analisar essas possibilidades. O mais importante é que entenda a poupança como parte do seu processo financeiro e não como o seu único objetivo, de modo que verifique o mercado e alcance suas metas, ainda que o seu processo não seja linear.