Política de Benefícios – Considerações
Implementação de política de benefícios deve ir além da legislação vigente
Implementar uma política de benefícios na sua empresa deve fazer parte as necessidades e planejamento da área de recursos humanos. Por isso, é muito importante que essa política de benefícios seja amparada pela gestão orçamentária da empresa.
Sendo assim, é importante ressaltar que há benefícios implícitos na lei CLT, bem como, benefícios obrigatórios por parte do empregador de acordo com o sindicato da categoria.
A política de benefícios deve conter claramente as melhorias que a empresa faz ao funcionário por planejamento próprio. Sendo que os benefícios obrigatórios, como o vale transporte regido pela lei 7.418/85, a refeição regida pela norma Regulamentadora, a NR 24, e os demais como FGTS e adicionais não devem ser oferecidos como atrativos, já que não fazem parte da política da empresa, e sim de uma questão de legislação vigente.
Muitas opções de benefícios para implementar na empresa
Todavia, a empresa pode tomar como benefício outras melhorias, por exemplo, quando não há obrigatoriedade sindical, o plano de saúde é um benefício muito bem visto pelo colaborador. Além disso, a empresa pode implementar benefícios como flexibilidade de horários, premiações por metas, participação nos lucros, bolsas de estudos, atividade laboral e física, auxílio creche, auxílio combustível e vale cultura, por exemplo. São muitas as opções para a empresa reter seus talentos.
No entanto, para que possa implementar esses benefícios é importante que faça um levantamento quanto à situação financeira do negócio, de modo que possa ajustar esses benefícios para que seja viável para todos.
No entanto, é interessante que uma empresa não fique aquém da necessidade da implementação de uma política de benefícios. Visto que no mercado atual é importante fidelizar o cliente interno, Já que os benefícios impactam, ainda que indiretamente, nas entregas feitas ao cliente através de pessoas motivadas e mais produtivas.