Polícia Penal oferta 400 vagas em concurso
Se você está de olho neste concurso da Polícia Penal, é importante saber que as inscrições foram adiadas. Antes, os cadastros começariam nesta segunda, 11 de março.
Veja mais.
Sobre o concurso
Já está disponível o edital do concurso para a Polícia Penal do Piauí (PI), uma oportunidade aguardada por muitos. São 400 vagas para o cargo de policial penal, divididas entre diferentes grupos:
- Para candidatos autodeclarados negros ou pardos, são destinadas 50 vagas imediatas e mais 50 em cadastro de reserva.
- Na categoria de ampla concorrência, há 150 vagas imediatas e outras 150 em cadastro de reserva.
Quem pode se inscrever
Veja a seguir os requisitos:
- Ter concluído ensino superior em qualquer área;
- Ter finalizado com êxito o Curso de Formação Penitenciária;
- Ser detentor de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, com capacidade para operar veículos automotores, classificada, no mínimo, na Categoria “B”;
- Ter idade máxima de 45 anos, conforme estipulado pela Lei Ordinária n.º 5.377/04, datada de 10 de fevereiro de 2004;
- Apresentar estatura mínima de 1,60 metros para candidatos do gênero masculino e 1,55 metros para candidatas do gênero feminino, conforme estabelecido no art. 18, § Único da Lei Ordinária Estadual n.º 5.377, de 10 de fevereiro de 2004.
Veja mais sobre este edital da Polícia Penal.
Como serão as etapas?
O processo de seleção para o concurso da Polícia Penal do Piauí (PI) consistirá em cinco etapas, conforme descrito abaixo:
1ª Etapa – Exame de Conhecimento: Esta fase compreenderá Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa, tendo caráter classificatório e habilitatório.
2ª Etapa – Exame de Saúde (Médico/Odontológico): Será realizada uma avaliação médica e odontológica, de caráter habilitatório, para garantir a aptidão física dos candidatos.
3ª Etapa – Exame de Aptidão Física: Nesta etapa, os candidatos serão submetidos a testes físicos para verificar sua capacidade física, sendo também de caráter habilitatório.
4ª Etapa – Exame Psicológico: Avaliação psicológica dos candidatos, com o objetivo de analisar sua aptidão para o exercício das funções, também de caráter habilitatório.
5ª Etapa – Investigação Social: Realização de uma investigação para averiguar a conduta social e idoneidade moral dos candidatos, sendo esta etapa de caráter habilitatório.
Prova objetiva do concurso Polícia Penal
Os candidatos serão avaliados na próxima etapa, que terá duração de 5 horas e será de caráter eliminatório e classificatório. A prova consistirá de 60 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo uma correta.
Os temas abordados serão distribuídos entre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Nas questões de Conhecimentos Básicos, serão avaliados aspectos como Língua Portuguesa, Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí, Noções de Administração e Noções de Informática.
Já nas questões de Conhecimentos Específicos, serão abordados temas como Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direitos Humanos, Legislação Especial e Legislação Estadual.
Serão considerados aptos para a próxima fase os candidatos que atenderem simultaneamente aos seguintes critérios:
a) Alcançar uma pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da Prova Escrita Objetiva (48 pontos);
b) Obter, no mínimo, 50% do total de pontos em cada matéria, tanto em Conhecimentos Básicos quanto em Específicos;
c) Dentro do limite estabelecido no edital, respeitando empates na última posição, estar dentro do máximo de 02 vezes o quantitativo estipulado.
Fase dissertativa Polícia Penal
O concurso vai ter redaçao. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas. Quem zerar será pelos seguintes motivos:
- a) não desenvolver a proposta da Redação e/ou se houver fuga total ao tema;
- b) não se identificar no local especificado do caderno de Redação;
- c) identificar-se sob qualquer forma fora do local especificado na alínea anterior;
- d) não desenvolver o tema em, no mínimo, 20 linhas e/ou exceder o limite de 30 linhas contidas na folha de texto definitivo e/ou escrever no verso da referida folha;
- e) o texto for escrito em forma de verso;
- f) o texto for escrito de forma ilegível;
- g) o texto for escrito a lápis ou a caneta esferográfica que não de tinta de cor preta.
Nova data para inscrição
O prazo de inscrições para o concurso da Polícia Penal PI, inicialmente previsto para começar nesta segunda-feira, 11, foi adiado devido a uma retificação divulgada pela banca organizadora. A seleção oferece um total de 400 vagas para o cargo de policial penal.
Após a reabertura do prazo para impugnação ao edital, houve uma alteração no cronograma, resultando no adiamento do início das inscrições. Agora, o processo de inscrição será iniciado às 9h desta terça-feira, 12.
É importante destacar que o prazo para encerramento das inscrições permanece inalterado, encerrando-se às 13h do dia 27 de março. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do site da banca organizadora, Nucepe.
Após preencher o formulário com todas as informações necessárias para o cadastro, os candidatos deverão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$142,00.