Quase 500 vagas foram anunciadas para um novo processo seletivo destinado à Polícia Militar.
O certame visa contratação de profissionais com nível médio para o cargo de Auxiliar Temporário.
Confira mais informações.
Quais são as vagas?
As oportunidades são destinadas para a Polícia Militar de Santa Catarina (PM – SC). Ao todo, são oferecidas 482 vagas para contratação imediata para o cargo de Auxiliar Temporário denominados como Agentes Temporários de Serviços Administrativos com a função de atender as demandas das Centrais de Emergências, Centrais de Videomonitoramento e Serviços Internos nas Organizações Policiais Militares – OPM.
O salário oferecido pela PM – SC é de R$ 2.448,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Regiões de atuação
- Araranguá;
- Balneário Camboriú;
- Blumenau;
- Brusque;
- Caçador;
- Canoinhas;
- Chapecó;
- Criciúma;
- Curitibanos;
- Florianópolis;
- Herval d’Oeste;
- Indaial;
- Jaraguá do Sul;
- Joinville;
- Lages;
- Mafra;
- Rio do Sul;
- São Miguel D’Oeste;
- Tubarão.
Quem pode se candidatar?
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa com direitos e obrigações políticas e civis reconhecidos no País;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos e no máximo 23 anos;
- Ter cumprido as obrigações e encargos militares previstos em lei, se do sexo masculino;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Possuir os requisitos mínimos de ingresso exigidos para o desempenho da função;
- Não receber Proventos de Aposentadoria decorrente do Artigo 40 ou dos Artigos 42 e 142, com proibição prevista no §10 do Artigo 37, da Constituição Federal;
- Não exercer Cargo, Emprego ou Função Pública remunerada em qualquer dos Órgãos da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Governo Federal, Estadual ou Municipal, Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, suas subsidiárias e sociedade controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, ou em qualquer um dos Poderes, senão naqueles casos previstos nas alíneas “a”, “b” e “c”, do inciso XVI, do artigo 37 da Constituição Federal;
- Não ter sofrido no exercício de função pública penalidade de demissão;
- Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado e não cumprida;
- Não participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.
Como se inscrever?
Os interessados em participar do processo seletivo da PM – SC têm até o dia 12 de novembro de 2023 para realizar a inscrição no certame.
O preenchimento da ficha de inscrição deve ser feito diretamente pelo site.
Os dados constantes da ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, inclusive quanto aos erros, omissões ou incorreções.
Em caso de falsa declaração o candidato estará sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 1.º do Decreto Federal n.° 83.936, de 06 de setembro de 1979.
Qual a função de um Auxiliar Temporário da PM?
Confira a seguir as principais funções do cargo oferecido:
- Cabe aos Agentes Temporários desenvolverem funções de execução no atendimento de ligações telefônicas ao número de emergência 190 nas Centrais de Emergência, conforme normas, protocolos e diretrizes da Polícia Militar de Santa Catarina, registrando em programa de computador específico as informações repassadas pelo solicitante;
- Monitoramento das câmeras de vigilância repassando verbalmente, por telefone ou rádio ao policial militar despachante, situações e informações relevantes que visualizar nos monitores;
- Auxiliar nas funções administrativas das Organizações Policiais Militares na confecção de documentos, planilhas, serviços de digitação, recepção e atendimento ao público, alimentação de sistemas informatizados, protocolos de documentos, operações de máquinas copiadoras, dentre outros.
Quais as etapas de seleção?
O processo seletivo para a PM – SC contará com as seguintes etapas:
- No momento da efetivação da inscrição, o candidato deverá selecionar, como critério de avaliação, a pontuação geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um dos anos disponíveis, a saber: 2017 a 2022.
- A pontuação final (PF) dos candidatos será calculada por meio da conversão das notas obtidas em uma das edições do ENEM para um padrão de pontuação que varia de 0 a 10 pontos, seguindo este procedimento: as pontuações nas diferentes áreas.
- Os candidatos também serão avaliados mediante inspeção de saúde como critério de classificação e investigação social.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo e as atribuições de cada cargo.