O poder da observação no trabalho pode ser percebido desde o primeiro momento em que é posto em prática.
Neste texto, portanto, apresentamos todos os fatores positivos que a observação pode desencadear no seu dia a dia de trabalho. Além disso, também damos algumas dicas importantes para começar a praticar a observação. Acompanhe!
O poder da observação no trabalho perpassa questões que envolvem os relacionamentos interpessoais, a sua imagem profissional e até mesmo a aquisição de novos conhecimentos.
Ou seja, a observação promove muitos benefícios para todos. Veja abaixo com mais detalhes:
Quando observamos a forma como se executa algo em específico, aprendemos muito mais e, no momento de pôr o conhecimento em prática, a necessidade de retrabalho é quase nula. Afinal, temos muitas informações importantes em nossa mente.
Observar pessoas experientes faz com que você também adquira essa experiência. Afinal, quem nunca observou um mentor e se sentiu inspirado por meio das falas dele? E, depois disso, sentiu que tinha muito mais experiência e preparo para lidar com as mais diversas situações? Pois é!
O poder da observação no trabalho também impede que você aja por impulso. Isso porque você estará atento à linguagem corporal da outra pessoa, além de ter uma visão mais clara na hora de avaliar as situações com mais racionalidade e clareza.
Quando observamos melhor as outras pessoas, conseguimos conhecer um pouquinho mais sobre elas. Esse conhecimento nos ajuda a ser menos julgadores, pois compreendemos a situação alheia com mais clareza e nos tornamos mais empáticos.
Isso, consequentemente, impacta em nossos relacionamentos e faz com que sejamos menos egoístas.
O poder da observação no trabalho também está envolvido com a nossa capacidade intelectual, uma vez que, observando, temos mais dados e informações sendo absorvidos.
E tudo isso que absorvemos se transforma em conhecimento e experiência para as mais diversas situações mais tarde.
Mas afinal, como é possível colocar o poder da observação no trabalho em prática? Veja algumas dicas:
Agora é hora de colocar o poder da observação no trabalho em prática! Boa sorte!