Plataforma de educação domiciliar começa a funcionar em 2021

Após a regulamentação da educação domiciliar no Distrito Federal ser aprovada no último dia 1 de novembro, a modalidade ganhará uma plataforma de auxílio.

O projeto, idealizado pelo o ex-secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, passará a valer já no primeiro semestre de 2021 não somente para estudantes do DF, como também para de todo o País.

A priori, vale citar, o programa se destinará para alunos em fase de alfabetização, assim como aqueles que fazem parte do primeiro ano do ensino fundamental.

De acordo com Aguiar, a aprovação do conhecido homeschooling servirá para retirar da clandestinidade as famílias que já adotam essa metodologia na cidade.

Associação Nacional de Educação Domiciliar estima que aproximadamente 20 mil estudantes em todo o País utilizam a educação domiciliar. Em Brasília, especificamente, não há um estudo preciso para constatar os números.

Aprovação na educação domiciliar

Marcelo Aguiar lembra que quem fizer parte do projeto de educação domiciliar deve receber os mesmos direitos destinados aos demais estudantes. Por exemplo: uso de equipamentos públicos, como museus, parques e bibliotecas, ademais, garantir o diploma no final de cada fase do ensino.

Estudantes de homeschooling que alcançarem a média determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para cada matéria, passará de série. Além disso, receberá certificado de conclusão do curso.

A saber, o projeto aprovado pela CLDF atende ao artigo 23 da Constituição Federal, que estabelece que é competência comum da União, estados e municípios proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, às ciência, à pesquisa, assim como à inovação.

Aguiar informou que o material didático utilizado pela plataforma partiu de uma adaptação da editora atuante na produção de materiais escolares.

Vale dizer que a nova plataforma passou por testes no Brasil inteiro antes de sua aprovação. Chamada Plugged, ela passará a valer em 2021, apesar do lançamento ocorrer já este ano.

O homeschooling, de acordo com Aguiar, pode se comparar às escolas comunitárias.

Não deixe de ler também – DF: Entenda como ocorrerá a aprovação dos alunos em 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.