Auxiliar no aprendizado e também desenvolver a criatividade por meio da tecnologia é o foco da plataforma digital DCPC (De Criança para Criança).
O projeto é endereçado para crianças de no mínimo quatro anos de idade, e oferece um novo modelo de ensino para que ele as absorvam os conteúdos de matérias da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Segundo um dos criadores da plataforma, Vitor Azambuja “Além de assimilar o conteúdo, a criança também tem sua criatividade estimulada, elas passam a ser protagonistas da aprendizagem e os personagens do imaginário infantil ganham vida ao fazerem parte das disciplinas escolares”.
O DCPC possui mais de 50 cartões, com desenhos realizados por crianças, disponíveis para serem usados como ferramentas de ensino, pelos professores e pais. Os conteúdos são destinados para crianças que estão no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Ao todos estão disponibilizadas 10 imagens para cada ano, com dois cartões para cada matéria:
- Geografia,
- Matemática,
- Português,
- Ciências,
- História.
“A ideia dos cartões é aguçar a criatividade da criança, fazer com que ela crie um texto de acordo com a imagem que está vendo.” diz Azambuja.
Como funciona
A plataforma funciona da seguinte maneira: a professora de ciências, por exemplo, envia uma imagem para os estudantes e pede para eles criarem uma história de ciências com base nesse cartão.
Ou seja, com base na imagem enviada pelos educadores a criança cria a sua história da maneira como ela vê o tema.
“Isso não impede que se misturem os cartões, pode juntar um de geografia com um de história. Eles são muito maleáveis e às vezes um cartão do segundo ano serve para o terceiro. Criamos uma metodologia muito versátil e isso para o professor é uma carta na manga”, afirma Azambuja.
Além dos cartões a partir da BNCC, a plataforma também oferece cartões lúdicos, com princesa na torre, dragões, indígenas, entre outros.
“Buscamos na tecnologia ferramentas para que, com apenas um clique num botão, o professor possa enviar o cartão, e depois de recebido o texto do aluno, ele possa ser analisado, corrigido e debatido com o aluno.” relata, Azambuja.
Ele também destaca que devido a pandemia, esse sistema de aprendizado ganhou ainda mais vantagem para o ensino das matérias da BNCC.
“Pensamos em como ajudar o professor a passar um trabalho que fosse criativo e que continuasse a falar a linguagem das crianças Temos muitos desenhos catalogados e a partir deles fizemos uma história só com desenhos de crianças” afirmou.
Azambuja completa: “As crianças olham esses desenhos e escrevem uma história no celular ou no computador.”
Cartões criativos gratuitos
Alguns modelos já criados estão disponíveis para qualquer criança acessar e aprender se divertindo!
Em síntese, para acessar os Cartões Criativos gratuitos do DCPC, você pode acessar via LINK ou QR-CODE.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Túlio Gadelha reúne queixas de estudantes que não conseguiram isenção do Enem.