Estamos no final de mais um ano e é um bom momento para você planejar suas finanças para o ano de 2022. Confira algumas dicas para que você possa direcionar suas metas pessoais, indo além da poupança.
O fluxo financeiro pessoal dos últimos meses pode ter sido um pouco negativo para muitas pessoas, principalmente porque a situação gerada pela pandemia causada pelo novo coronavírus ainda reflete bastante na economia nacional. Sendo assim, é importante que você faça um plano de finanças considerando suas metas para 2022. É possível que você utilize métodos simplificados para que você possa elaborar um faseamento de seus projetos.
Por exemplo, você pode separar quatro grandes metas e direcioná-las trimestralmente; Assim sendo, você pode elaborar pequenas metas que farão com que você chegue ao objetivo de cada trimestre. Dessa forma, você estará direcionado financeiramente o seu ano, o que é fundamental para um planejamento financeiro pessoal.
Você pode também modificar hábitos e escolher um hábito mensal, selecionando 12 grandes mudanças que você deseja fazer. Por exemplo, você pode questionar suas compras por impulso e direcionar os valores economizados no decorrer do ano para a sua poupança, sendo esse um desafio pessoal.
Certamente será surpreendente o resultado alcançado ao final do ano. Esse planejamento pode ser feito através de ferramentas de gestão, como o Trello ou de aplicativos próprios para planejamentos.
No entanto, muitas pessoas ainda preferem utilizar anotações em agendas ou cadernos. Sendo um planejamento totalmente pessoal, a ferramenta escolhida deve ser a que melhor lhe atenda, bem como, suas metas podem ser variadas de acordo com seus objetivos financeiros e momento profissional.
O mais importante é que você tenha clareza sobre seus objetivos e faça da poupança um hábito para que você tenha uma reserva de emergência e possa alcançar outras possibilidades. Inclusive, o mercado financeiro tem crescido exponencialmente oferecendo oportunidades interessantes para novos investidores, principalmente, quando consideramos a renda fixa. Sendo assim, se tornar um novo investidor pode ser uma das suas metas, por exemplo.
No entanto, é importante que você tenha clareza sobre sua meta para que você crie um plano para cada ação. Dessa forma você aumentará o controle sobre seus projetos e poderá revisitar o seu planejamento periodicamente, atualizando seus objetivos. Pois, pode ser que você alcance suas metas antes do prazo esperado, assim sendo, deve inserir outras metas dentro de cada trimestre. Certamente, planejar financeiramente o seu ano é um passo importante para que você tenha mais tranquilidade quanto ao seu futuro em um longo prazo