Plano de Ação – Estratégia de Sucesso
Plano de ação e a clareza sobre o seu negócio
Para elaborar um plano de ação é fundamental que elabore esse plano de uma forma que faça sentido para o seu negócio.
Fundamental acompanhar os resultados das ações
Existem muitas formas de elaborar planejamentos, entretanto, é fundamental que escolha um plano para acompanhar seus resultados.
Todavia, é importante lembrar que pode adaptar as estratégias e acompanhamentos ao seu modelo de gestão.
Questionamentos importantes
Sendo assim, é importante que seus acompanhamentos respondam aos seguintes questionamentos.
- O QUÊ (ação),
- POR QUÊ (por que fazer),
- QUANDO (data),
- QUANTO (valor envolvido),
- COMO (detalhar como será realizado),
- QUEM (responsável pela ação),
- ONDE (local da ação) e
- STATUS (concluído, em andamento ou em atraso)
Essas perguntas direcionam suas ações de forma estratégica para que não perca a objetividade do seu negócio.
Definições e viabilidade do projeto
Através da definição da ação, prazos, valores do orçamento e o responsável pelo projeto sendo apontado no seu plano, fica mais fácil manter a viabilidade do projeto.
É importante que faça um plano para cada área, bem como um plano por projeto. Sendo assim, poderá acompanhar suas ações de forma objetiva.
Adaptação de outras estratégias
Falamos sobre o plano de marketing em 3 passos, poderá consultar esse plano, de modo que poderá adaptá-lo à outras demandas.
Contudo, é importante acompanhar de forma programada suas ações. Certamente ferramentas de gestão como o Trello podem ajudar nesse tipo de gestão.
Os planejamentos devem ser ajustados conforme as alterações ocorrem no projeto. Assim sendo, poderá entender todos os fluxos dos seus projetos.