O planejamento financeiro pode ser feito de forma pessoal ou considerando as necessidades e renda familiar, no entanto, é importante direcionar valores para uma poupança, ainda que seja uma ação faseada.
A economia doméstica tem se tornado um desafio familiar, pois, infelizmente, muitas pessoas estão em uma situação financeira negativa, ficando aquém de suas metas e objetivos. Entretanto, é necessário realizar um planejamento financeiro para gerar economia e viabilizar uma poupança, pois são fatores sequenciais e inerentes a uma análise financeira.
Sendo assim, esse planejamento pode ser feito de uma forma simplificada, considerando a volatilidade da situação econômica atual e fatores pertinentes à particularidade pessoal e familiar. Por isso, algumas trocas financeiras podem ser viáveis para que você direcione valores para uma poupança, ainda que sejam valores baixos, você deve focar em novos hábitos financeiros.
Além de buscar economizar dentro da rotina doméstica, é importante também que você verifique a possibilidade de realizar trocas de serviços ou produtos. No entanto, sem que você abdique do que é importante na sua rotina. Por exemplo, você pode trocar uma assinatura de TV a cabo por uma assinatura de streaming, ou ainda, você pode trocar produtos bancários tarifados por produtos isentos de tarifas, como os oferecidos pelas fintechs.
Dessa maneira, você poderá manter o seu padrão de vida atual, gerando economia simplificada. Posteriormente, você poderá verificar outras ações pertinentes a sua rotina.
Além disso, ao direcionar valores para a sua poupança, você estará alimentando um hábito poderoso para o seu futuro; já que esse direcionamento poderá criar um caminho mental para que você alimente a poupança como um hábito.
Dessa forma, você estará modificando a sua relação com o dinheiro de forma sustentável. Por isso, uma avaliação sobre a sua situação financeira atual é sempre melhor do que um planejamento emergencial. Visto que acaba por ser abandonado devido a ser um fator de autocobrança.
Sendo assim, sugerimos que faça controles de rotina e tenha um mapeamento sobre o que já ocorre dentro da sua rotina financeira atual. Certamente, esse controle será de grande valia para as suas metas pessoais e familiares em curto, médio e longo prazo. Por isso, o planejamento financeiro pessoal ou familiar requer mudanças, trocas e análises constantes.