Para que você possa realizar um planejamento financeiro pessoal é necessário que você analise os diversos fatores referentes ao seu comportamento de consumo.
Planejamento financeiro pessoal e o seu comportamento de consumo
No entanto, a elaboração assertiva de um planejamento financeiro pode ser um desafio. Visto que muitas pessoas não possuem nenhum tipo de controle sobre seus gastos excessivos.
Faça o uso de ferramentas de gestão
Por isso, é muito importante que no início do seu planejamento você faça o uso de ferramentas de gestão como o Trello, ou ainda, opte por aplicativos de finanças. Uma vez que, por meio destas ferramentas, é possível que você obtenha clareza sobre a sua situação financeira atual.
Separe e categorize seus gastos entre fixos e variáveis
Além disso, é necessário separar e categorizar seus gastos, de modo que você saiba quais são os seus gastos fixos e variáveis. De forma sucinta, os seus gastos fixos são os valores referentes ao seu consumo de rotina, como o fornecimento de energia elétrica, água, gás, aluguel, telefone, internet, IPTU, IPVA, dentre outros possíveis gastos (e impostos) que você tenha durante um ano e que, por muitas vezes, são parcelados, tornando-se custos fixos. De forma genérica, os demais custos são variáveis, já que é necessário adequar esses pontos citados à sua realidade e objetividade.
Verifique possíveis trocas viáveis dentro da sua rotina
Posteriormente, você pode verificar possíveis trocas viáveis dentro da sua rotina. Por exemplo, ao trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, você se isenta da tarifa sem abdicar do produto bancário. Sendo assim, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, viabilizando o seu planejamento financeiro.
Direcione todos os valores economizados para a sua poupança
Os valores devem ser direcionados para a sua poupança, independentemente de quais sejam. Visto que, em um planejamento financeiro pessoal, é muito importante que você direcione valores, ainda que eles sejam irrisórios.
Pois, dessa maneira, você terá um dado tangível sobre a sua mudança de comportamento, bem como, essa é uma maneira de tornar o hábito de poupar natural na sua rotina.
Modifique a sua relação com o dinheiro de modo sustentável e resolutivo
Assim sendo, você poderá ver a poupança como um hábito e não apenas como um projeto pontual, o que será de grande valia para o seu futuro, no que diz respeito ao seu relacionamento com as suas finanças pessoais.