Planeja Fácil ajudando seu negócio
Desenvolvido pelo Sebrae para ajudar a sua empresa.
O Planeja Fácil ajuda você a descobrir que atitudes tomar para fazer seu negócio avançar.
Se você está precisando de uma ferramenta para fazer o planejamento da sua empresa, essa é sua oportunidade.
O Planeja Fácil é um quadro de apoio ao planejamento, desenvolvido pelo Sebrae-SP, para ajudar você a atingir os objetivos da sua empresa.
Como o Planeja Fácil pode ajudar?
- Ajudar a criar promoção
- Cortar custos
- Estudar a concorrência
- Fazer publicidade
Ajuda você a descobrir que atitudes tomar para fazer seu negócio avançar, dentre todas atitudes, você elege apenas uma por vez.
A atitude escolhida é esmiuçada e transformada em tarefas detalhadas.
A partir daí basta acompanhar a concretização das ações na planilha. E iniciar uma nova atitude.
Na página do Planeja Fácil na aba “Comece Aqui” você se cadastra e tem acesso a mais informações.
A importância do Planejamento no seu negócio
Sabemos que abrir um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais sem um planejamento ou um plano de negócios.
Portanto, para um bom desenvolvimento da sua empresa é preciso que antes de tudo você se planeje.
E para um bom planejamento é necessário:
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Estruturar um plano de negócio
Hoje em dia já existem na internet modelos por fontes seguras como Sebrae e algumas universidades.
O plano de Negócios é o primeiro passo de um novo negócio. Ele ajuda o empreendedor a controlar a ansiedade e impulso de colocar o negócio em prática.
O planejamento deve definir o modelo de negócio, seu propósito, além de mostrar como o produto ou o serviço vai ser oferecido ao mercado.
2. Orçamento
Quando se pensa em abrir um negócio logo se pensa em quanto será investido.
Contanto, não espere um retorno rápido, os resultados começam em uma velocidade menor do que a prevista pelo empreendedor.
Por isso é muito importante sempre ter dinheiro em caixa, para levar o negócio adiante até que ele atinja o lucro pretendido.
3. Estabelecer os objetivos
Esses objetivos devem ser focados em curto, médio e longo prazos, e devem incluir questões mais ambiciosas para o período de três a cinco anos.
É importante detalhar um conjunto de metas para cada objetivo, para que através deles o empreendedor possa saber se o negócio está evoluindo.
As metas podem conter:
- Faturamento
- Lucratividade
- Vendas
- Custos
- Satisfação de clientes
4. Definição do público-alvo
Definir seu público é essencial para que seu modelo de negócio atinja as pessoas certas, pois não é possível atingir todas as pessoas.
É preciso que seu negócio esteja alinhado com o gosto do seu cliente, e é esse alinhamento que impulsiona suas vendas.