Naturalmente, inovações geram dúvidas, por isso, entenda o funcionamento do PIX, essa inovação nos meios de pagamento para pessoas físicas e jurídicas.
Lançado no Brasil em 2020, o PIX é uma ferramenta que permite transferências e pagamentos imediatos. O seu diferencial é a facilidade para concluir as transações em segundos e a sua disponibilidade, já que graças ao PIX é possível realizar transações bancárias 24 horas por dia.
Por isso, o PIX é uma inovação disruptiva, porque ele mudou a forma como são feitas as transações financeiras. Pois, não apenas você pode transferir dinheiro para pessoa jurídica, também é possível transferir valores para pessoas físicas e realizar pagamentos em estabelecimentos por meio do PIX.
O PIX ainda possui outro diferencial, você não precisa realizar nenhum cadastro específico ou baixar um aplicativo do PIX. Pois ele é uma inovação agregada à instituição bancária, ou seja, é uma ferramenta desburocratizada. Sendo assim, basta cadastrar as chaves PIX, que são dados a sua escolha, dentro do app dos bancos e carteiras de pagamentos.
Pagamentos e transferências são feitos por meio de Teds, Docs, boletos, cartão etc. No entanto, o PIX é uma otimização desses fluxos, principalmente, no que diz respeito à redução de custos.
Pois muitos bancos cobram taxas por cada transação, enquanto o PIX é gratuito. Além do custo reduzido, outro componente muito importante para atender a necessidade imediatista da sociedade é o tempo. O PIX ganha valor imediato, já que em algumas instituições há limites de horários e valores para uma compensação no mesmo dia.
Todavia, é importante ressaltar que não houve uma exclusão dessas outras formas de pagamento, O PIX é uma opção atualizada. Uma vez que pode ser necessário realizar transações para instituições ou pessoas físicas que não optaram por essa modalidade para recebimento.
No entanto, o PIX é uma tendência dada a sua facilidade de adesão, otimização de tempo e redução de custos. Oficialmente, o PIX foi inserido em 16 de novembro de 2020, por isso, ainda é uma ferramenta que não está implícita na rotina de todas as pessoas. Porém, como ocorreu em vários fluxos inovadores, essa é uma tendência. Principalmente, por conta das vantagens que a ferramenta oferece.
Conforme informações do Banco Central do Brasil, o PIX realiza transações entre pessoas, pessoas e estabelecimentos, entre empresas e para entes governamentais.