Desde o seu lançamento o Pix só cresceu no país. Atualmente, o sistema de pagamentos instantâneos possui outras possibilidades para as transferências, como o Pix parcelado. (Veja como funciona e como utilizar o recurso a seguir).
Conforme alguns dados disponibilizados pelo Banco Central (BC), a ferramenta de pagamentos é usada por cerca de 126 milhões de pessoas. O Pix deu tanto certo no Brasil que já há uma versão internacional sendo testada.
Através do Pix parcelado, o consumidor pode realizar uma compra e dividir o valor total. No entanto, a empresa que vendeu o produto ou prestou o serviço recebe o pagamento na mesma hora normalmente.
Sendo assim, nada é alterado para quem está recebendo os valores, tendo o consumidor que pagar o produto ou compra de forma parcelada. O procedimento é bem simples, semelhante a operação do Pix tradicional.
Em suma, o consumidor deve escolher a quantidade de vezes em que deseja quitar aquela dívida, assim como a data de vencimento das parcelas. Pode ser usado um cartão de crédito para fazer o parcelamento.
Para aqueles que não possuem um cartão, a ferramenta é utilizada por meio de uma linha de crédito, similar a um empréstimo pessoal. Embora a opção pareça vantajosa, é necessário ter atenção nas condições de uso.
Isso porque, a operação traz juros ao consumidor e, em alguns casos, o percentual pode chegar a 3%. Neste sentido, é recomendado que o recurso do Pix parcelado só seja utilizado em situações emergenciais.
O Nubank lançou, recentemente, uma novidade no setor de pagamento, o Pix no Crédito. Com o novo recurso os usuários poderão utilizar o limite do cartão de crédito para realizar pagamentos via Pix.
As transações poderão ser realizadas em apenas 1 ou até 12 parcelas. Pelo aplicativo, é possível fazer simulação da operação em tempo real e conferir as taxas que serão cobradas após a confirmação.
A operação pode ser realizada de duas formas, com uma chave Pix ou com o QR Code do Pix. Confira o passo a passo de ambas as possibilidades:
Transação por uma chave Pix
Transação por um QR Code