De acordo com informações oficiais do Banco Central, a chave Pix é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Sendo assim, a chave representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:
O BC informa que a chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).
Além disso, o Banco Central informa que a chave aleatória é uma forma de o cliente receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador.
Conforme define o BC, a chave aleatória é um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta.
Essa opção foi criada principalmente para ser utilizada com QR codes gerados por meio do aplicativo de sua instituição, a fim de facilitar o recebimento de recursos financeiros, informa o Banco Central do Brasil.
Conforme informações do BC, as medidas para o Pix também se aplicam a outros meios de pagamento. Sendo algumas dessas medidas:
O Pix, assim como outros meios eletrônicos, tem transações integralmente rastreáveis, por serem operações de conta a conta, informa o BC.
Além disso, o BC ressalta que o Pix é seguro, já que apresenta segurança superior aos demais instrumentos de pagamento nos crimes “sem contato pessoal”, considerando as exigências de autenticação robusta utilizando senha, biometria ou reconhecimento facial.
O BC informa que há melhorias a serem implementadas. Por exemplo, a partir do dia 29 de novembro, a população terá mais uma opção para sacar dinheiro, além do caixa eletrônico e agência bancária, sendo o Pix Saque e o Pix Troco.
Conforme informa o site da Conta Gov, essa possibilidade também vai estar disponível, por meio do Pix, no estabelecimento comercial em que o cliente faz compras em lojas, padarias e supermercados. Sendo assim, o Pix Saque e o Pix Troco são os novos produtos da Agenda Evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central.