Pix atinge novo recorde em 2023: brasileiros transferem trilhões de reais; veja o valor

O Banco Central anunciou dados referentes às transações financeiras por meio do Pix no ano de 2023. De acordo com as informações divulgadas, os brasileiros realizaram transferências que totalizaram a quantia de R$ 17,18 trilhões, estabelecendo um novo recorde para o sistema de pagamentos instantâneos.

O relatório do Banco Central revela um aumento de 57,8% nas transações com Pix em comparação ao ano anterior, 2022, quando as movimentações atingiram o montante de R$ 10,89 trilhões. Este crescimento destaca a crescente preferência dos brasileiros por essa modalidade de pagamento, reforçando a consolidação do Pix como uma opção eficiente e popular no cenário financeiro nacional.

O Banco Central ressalta que o Pix tem desempenhado um papel fundamental na simplificação e agilização das transações financeiras, oferecendo uma alternativa segura para a população. Os dados divulgados refletem não apenas a aceitação do sistema, mas também a sua rápida expansão como meio de transferência de recursos entre os brasileiros.

Pix supera cartão de crédito

O Banco Central anunciou que o Pix ultrapassou o cartão de crédito como a principal forma de pagamento em 2022, alcançando uma participação de 29%. Este marco representa uma mudança nas preferências de pagamento dos brasileiros, refletindo uma transição notável na dinâmica do setor financeiro.

Além disso, o Banco Central destacou que o Pix atingiu os objetivos estabelecidos, contribuindo para o aumento da digitalização das transações financeiras no país. O sistema também desempenhou um papel na inclusão bancária, abrangendo aqueles que estavam previamente fora do sistema financeiro.

“Um direcionador comum a todas as ações envolvendo o Pix é a democratização do acesso de toda a população brasileira a meios de pagamentos digitais. Para que esse propósito seja atingido, é necessário garantir que o uso do Pix seja acessível a todos os cidadãos, inclusive aos que possuem necessidades específicas, como pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, disse o Banco Central.

Pix atinge novo recorde em 2023: brasileiros transferem trilhões de reais; veja o valor
Pix atinge novo recorde em 2023: brasileiros transferem trilhões de reais; veja o valor
Imagem: Shutterstock.

Novidades no sistema de pagamentos

O Banco Central também revelou suas projeções para 2024, incluindo planos para a implementação de novas funcionalidades no sistema de pagamentos instantâneos Pix. Entre as inovações planejadas, destacam-se as modalidades de pagamento automático e agendado.

A expansão do Pix para incluir funcionalidades automáticas e agendadas representa uma resposta às demandas crescentes por maior flexibilidade e conveniência nas transações financeiras. Com essas adições, os usuários poderão contar com opções avançadas de gerenciamento de pagamentos, permitindo a automação de transações recorrentes e o agendamento de transferências para datas específicas.

O Banco Central enfatiza que essas atualizações visam aprimorar ainda mais a experiência dos usuários, oferecendo soluções inovadoras que se alinham às necessidades dinâmicas do cenário financeiro. O anúncio das novas funcionalidades do Pix para 2024 evidencia o compromisso contínuo das autoridades em promover a evolução do sistema de pagamentos instantâneos e proporcionar opções mais abrangentes e eficientes para os usuários brasileiros.

Vale lembrar que o Pix permite transferências instantâneas entre contas, agilizando o processo financeiro no país. Além disso, oferece outras funcionalidades, como pagamentos a estabelecimentos comerciais por meio de QR Code, quitação de boletos e a opção de agendar transferências. É recomendado que os usuários sempre consultem as orientações específicas do seu provedor de serviços financeiros para garantir uma utilização segura e correta do Pix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.