Os depósitos do abono salarial PIS começaram oficialmente no Brasil nesta última terça-feira (8). Pelo que se sabe até aqui, o benefício em questão foi pago ontem para as pessoas que nasceram no mês de janeiro e que tenham trabalhado com carteira assinada ainda no ano de 2020. Pelo menos é o que dizem as regras.
O fato é que muita gente que tem direito ao benefício ainda não sabe muito bem como é que é possível movimentar o dinheiro em questão. Afinal de contas, é possível fazer isso através do Caixa Tem? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Mas o fato é que nem todo mundo precisa seguir esse caminho.
De acordo com o Ministério da Cidadania, as pessoas que têm direito ao benefício e que já possuem uma conta no Caixa Tem podem movimentar o dinheiro por essa conta. E aí é possível fazer isso digitalmente através do sistema Internet Banking. É exatamente como acontece com qualquer outra situação de depósito.
Quem não tem uma conta na Caixa vai ter a criação de uma sistema digital. Não precisa ir correndo para o banco para fazer isso. De acordo com o próprio Governo Federal, essa conta surge de forma automática. Então é preciso prestar atenção nesse processo. Para esses cidadãos é possível fazer a movimentação através do Caixa Tem.
Segundo as informações oficiais, por esse meio é possível realizar uma série de movimentações como transferências, pagamentos de boletos e até mesmo algumas compras virtuais. É basicamente do mesmo jeito como funciona o sistema dos repasses do Auxílio Brasil, que o Governo está pagando neste momento.
Posso sacar o dinheiro?
Sim. De acordo com informações do Palácio do Planalto, o cidadão que recebe o dinheiro através da conta digital também pode fazer o saque. O processo, aliás, não é dos mais difíceis. Basta ir até o app do Caixa Tem e clicar na opção “Saque Sem Cartão”. Pronto. A própria aplicação vai gerar uma espécie de código.
É com essa numeração que o cidadão vai precisar ir até uma agência da Caixa para fazer o saque do dinheiro em questão. Vale lembrar que o beneficiário não precisa fazer isso no mesmo dia em que recebe a quantia.
Mas também não se pode demorar muito. De acordo com o calendário oficial do PIS, todo mundo tem um prazo de alguns meses para fazer essa movimentação. Caso contrário, poderá existir um bloqueio na quantia.
Quem recebe o PIS
De acordo com as informações oficiais, o PIS é um abono salarial que vai para as pessoas que tenham carteira assinada e que trabalhem no setor privado. Para este ano de 2022, a base de informações é a de 2021.
Então quem está recebendo agora são os brasileiros que estavam trabalhando com carteira assinada no ano de 2020. Para poder pegar esse dinheiro é necessário ter trabalhado por pelo menos um mês naquele período.
O que se sabe até aqui é que o benefício vai pagar até meio salário mínimo, ou seja, R$ 1212 para cada cidadão. Mas é preciso prestar atenção porque esse montante só vai chegar neste nível para os que trabalharam durante os 12 meses.