PIB: um resumo sobre o indicador
Você sabe o que é o PIB?
O índice é, devido à sua importância para a geografia e para o mundo atual, extremamente abordado pelas principais provas de geografia do país, com um destaque para aquelas dos vestibulares.
Dessa forma, para que você se prepare de maneira adequada, o texto de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o PIB.
PIB: definição
O termo “PIB” é uma sigla para “Produto Interno Bruto”. O PIB nada mais é do que um indicador econômico utilizado para indicar a atividade econômica de um determinado local ou país em um certo período.
Esse indicador tem como base a soma dos serviços e bens produzidos e é responsável por indicar se houve ou não crescimento econômico naquela região.
PIB: cálculo
O cálculo do Produto Interno Bruto é feito a partir da soma de todos os bens e serviços produzidos no local. Os cálculos são feitos com base em três critérios diferentes:
- Riquezas: todas as riquezas produzidas na região escolhida são somadas, considerando tudo o que foi produzido pela indústria, pelo setor de serviços e pela agropecuária.
- Demandas: todos os consumos realizados naquele local são considerados e, depois disso, é feita a soma de todos os itens comprados.
- Renda: as rendas da população daquele local são consideradas.
PIB: objetivos
O PIB tem como objetivo medir a atividade econômica de uma região, cidade, estado ou país. A partir dele é possível identificar o crescimento econômico e realizar as devidas comparações com outras regiões ou outro momento do mesmo local.
Ainda, com o Produto Interno Bruto é também possível identificar os setores da economia que geram mais renda e em quais campos é necessário investir para melhorar a situação econômica daquele local.
Existe também o chamado “PIB per capita”, que é calculado por meio da divisão do valor do PIB do local por cada habitante do mesmo. Esse indicador aponta o padrão de vida da população em determinada localidade.
PIB: maiores economias do mundo
Dados coletados pelo PIB de todos os países do mundo no ano de 2016 indicavam que os seguintes países possuíam as maiores economias do mundo:
- Estados Unidos
- China
- Japão
- Alemanha
- Reino Unido
- França
- Índia
- Itália
- Brasil
Atualmente, o Brasil ocupa o décimo terceiro lugar no ranking de maiores economias do mundo.