Segundo a Petrobras, o seu novo concurso terá o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca examinadora. Isto é, ficando responsável pelas inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados finais do concurso.
A confirmação ocorreu pela Assessoria de Imprensa da empresa estatal durante a última segunda-feira, 06 de novembro.
Assim, a expectativa é de que a publicação do edital oficial do novo concurso da Petrobras ocorra ainda durante este ano de 2023. A expectativa é de que sejam 458 oportunidades para cargos de nível técnico. Contudo, a lista de carreiras ainda não foi divulgada.
Recentemente, a estatal informou que seu próximo concurso contará com 40% de suas vagas reservadas para cotas, sendo da seguinte forma:
- 20% das vagas para pessoas com deficiência (PcDs);
- 20% para as pessoas negras.
Veja também: TRF2 divulga novas informações sobre concurso público
Nesse sentido, de acordo com a diretora da Petrobras, será muito importante estimular a diversidade no quadro de servidores.
“A diversidade ganha cada vez mais espaço na nossa empresa e as cotas do novo concurso que abriremos é prova disso. É um valor com o qual nos comprometemos porque enxergamos que vivências plurais são motores para consolidarmos a Petrobras como um ambiente inclusivo e que abraça as diferenças como uma oportunidade de crescimento” pontuou a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti.
Servidores têm acesso a vários benefícios
Até o momento, a Petrobras informou somente que seu novo edital contará com a oferta de 458 vagas para carreiras de nível médio/técnico. Dessa forma, para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos deverão possuir nível médio completo ou cursos técnicos especificados por meio do edital.
Apesar da expectativa da publicação de mais informações, a estatal ainda não informou quais serão os cargos e salários.
No entanto, de acordo com último edital da instituição, de fevereiro de 2023, além da remuneração mensal, os candidatos aprovados também teriam acesso aos seguintes benefícios:
- Previdência complementar (opcional);
- Plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia);
- Benefícios educacionais para dependentes.
Portanto, espera-se que o próximo edital também contemple estas vantagens, se tornando um edital muito atrativo para vários brasileiros.
Além disso, segundo a direção da Petrobras, o contrato ocorrerá por meio das normas da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Petrobras costuma convocar mais candidatos
Em informativo do dia 08 de agosto, a estatal declarou que iniciou o processo de convocação de mais 289 aprovados. Isto é, que se encontravam no cadastro de reserva do concurso realizado no ano de 2021.
Os candidatos convocados, portanto, foram para as seguintes áreas:
- Administração;
- Análise de Sistemas – Engenharia de Software;
- Análise de Sistemas – Infraestrutura;
- Análise de Sistemas – Processos de Negócio;
- Ciência de Dados;
- Economia;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia de Processamento;
- Engenharia de Produção.
Desta forma, estes irão se juntar aos 1.800 servidores contratados por meio do processo seletivo que já fazem parte do quadro de funcionários da estatal.
Assim, a expectativa é de que a Petrobras realize a convocação de todo o cadastro de reserva até o fim do período de validade do certame, ou sejam, em maio de 2024.
Veja também: PGE CE monta grupo de trabalho para concurso
Isto é, o que mostra um bom histórico para aqueles que desejam trabalhar na Petrobras, já que a estatal demonstra ter o costume de convocar o máximo de candidatos possível. Então, mesmo aqueles que não passarem dentro da classificação oficial, poderá ser convocado se entrar no cadastro de reserva.
Como foi o último concurso da Petrobras?
O último processo seletivo Da estatal contou com a oferta de 1.119 oportunidades. Deste número, 373 para ingresso imediato e outras 746 para a formação de cadastro de reserva. Além disso, na época, a seleção também teve com banca organizadora o Cebraspe.
Todas as vagas foram para carreiras de nível médio/técnico, tendo remunerações de até R$ 5.563,90.
Desta forma, a estatal ofertou oportunidades para as seguintes áreas:
- Enfermagem do Trabalho;
- Inspeção de Equipamentos e Instalações;
- Logística de Transportes – Controle;
- Manutenção – Elétrica;
- Manutenção – Instrumentação;
- Manutenção – Mecânica;
- Operação;
- Projetos, Construção e Montagem – Elétrica;
- Projetos, Construção e Montagem – Mecânica;
- Segurança do Trabalho;
- Suprimento de Bens e Serviços – Administração.
Veja também: IBGE vem se preparando para maior concurso de sua história
Todos os participantes do certame foram avaliados por meio de provas objetivas, com 100 questões, sendo 40 sobre Conhecimentos Básicos e 60 sobre Conhecimentos Específicos.
Quais serão os cargos do próximo concurso?
A expectativa é de que a Petrobras conte com cargos de diferentes áreas para o próximo concurso. Desse modo, as funções deverão envolver as áreas de:
- Enfermagem do Trabalho: executar funções técnicas e administrativas do setor de enfermagem do trabalho e assistencial;
- Inspeção de Equipamentos e Instalações: executar atividades de inspeção e avaliação da integridade dos equipamentos e instalações, promovendo medidas voltadas a estabilidade operacional;
- Logística de Transportes (Controle): executar atividades de apoio logístico voltadas a área de transporte e movimentação de cargas e pessoas.
- Manutenção (nas áreas de Elétrica, Instrumentação e Mecânica): participar de atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva;
- Operação: garantir o funcionamento contínuo das instalações, equipamentos e sistemas industriais;
- Operação de Lastro: atuar nas operações dos sistemas de lastro, de amarração, de máquinas, de bombas e demais instalações de controle, assim como nas operações de carregamento, descarregamento e redistribuição de cargas na plataforma;
- Projetos, Construção e Montagem (nas áreas de Elétrica e Mecânica): fiscalizar e executar as atividades de planejamento, projeto, fabricação, construção e montagem de instalações, equipamentos e obras de infraestrutura;
- Segurança do Trabalho: atuar no desenvolvimento e implementação das ações preventivas e corretivas voltada são setor de segurança no trabalho, tendo como objetivo garantir a saúde e a integridade física dos colaboradores;
- Suprimento de Bens e Serviços (Administração): atuar nas atividades voltadas a aquisição de bens e serviços e das atividades de recebimento, estocagem, expedição e preservação de bens, assim como o controle dos estoques, inventários, recuperação e alienação de bens.
Assim, aqueles que já cumprem com os critérios destes cargos, tendo a especialidade de cada área, já podem reforçar seus preparativos para o concurso. No entanto, é importante lembrar que apenas com o edital será possível confirmar quais serão os critérios de cada função.