Saúde e Bem Estar

Pessoas narcisistas no trabalho: Como lidar com elas?

Apesar de não ser nada agradável, a verdade é que a existência de pessoas narcisistas no trabalho é bastante comum. Precisamos estar preparados para lidar com esse tipo de colega e, assim, evitar maiores dores de cabeça no longo prazo.

Pensando nisso, fizemos este guia com uma série de dicas e sugestões que podem vir a ser úteis para você. Acompanhe e confira!

Como lidar com pessoas narcisistas no trabalho?

Existem diversas ações que podem ajudar a lidar com pessoas narcisistas no trabalho. Algumas são mais simples, outras exigem uma postura mais firme. Abaixo elencamos mais informações para você:

1. Procure manter as relações em um nível profissional

As relações precisam ser mantidas em um nível profissional. Você não precisa abrir a sua vida pessoal, tampouco dar margem para fofocas no trabalho feitas por parte do narcisista. Se ele vier diminuir algum colega de trabalho, corte o assunto e foque nos temas profissionais que devem ser discutidos.

Tente sempre criar esse limite para garantir que os problemas não aumentem. Afinal, se você ouvir as fofocas e comentar, é provável que o narcisista passe isso adiante, apenas para “ficar por cima”.

2. Não dê atenção a possíveis provocações

Se ele começar a lhe provocar, diminuindo o seu trabalho ou criticando algo que você acredita ou deseja, ignore. Pode parecer difícil, mas você deverá usar o seu autocontrole e a sua inteligência emocional nesse momento. Assim será possível se livrar de uma série de problemas causados pelas pessoas narcisistas no trabalho.

3. Em caso de assédio moral, busque ajuda e documente as situações

Se porventura as pessoas narcisistas no trabalho começarem a cometer assédio moral com você, não fique calado! Comece a documentar as situações, anote o nome das testemunhas, o que aconteceu no momento do assédio e mantenha essas informações organizadas para que medidas cabíveis sejam tomadas depois.

Se houver provas documentais, como e-mail, mensagem, áudio, ou quaisquer outros tipos de provas, armazene também.

4. Imponha limites sempre que possível

Não tenha medo de impor limites. Você tem a sua saúde mental a zelar e pode muito bem dizer o que lhe agrada e lhe desagrada no discurso do outro. Se alguém estiver lhe ofendendo e diminuindo, mesmo em tom de brincadeira, proponha um limite para isso.

Você não precisa aceitar as atitudes narcísicas de uma outra pessoa! Preze pelo seu bem-estar e, caso a pessoa não dê atenção ao que você disse, procure a ouvidoria da sua empresa.

5. Guarde materiais que comprovem a sua atuação

Por fim, guarde todos os materiais que possam comprovar que você está executando as suas tarefas profissionais. Embora isso pareça algo “bobo”, a verdade é que as pessoas narcisistas no trabalho podem dizer que executaram tudo sozinha, apenas para receber o crédito pelos trabalhos.

Por isso, ter a documentação que comprove que você fez a sua parte é muito importante para apresentar ao seu gestor e, a partir disso, ele ficar ciente da situação. Desse modo você se protege e também protege o trabalho que é feito por você. 😉