Neste ano, os brasileiros que estão procurando algum presente para dar aos seus parceiros receberam uma péssima notícia. Isso porque a inflação dos bens e serviços mais buscados para o Dia dos Namorados cresceu 8,7%, em média, na comparação com 2022.
Em resumo, o resultado indica que os preços tiveram uma forte alta em relação ano passado. Aliás, o avanço anual foi o segundo mais forte nos últimos cinco anos, atrás apenas do registrado em 2022. Confira abaixo as variações da inflação para o Dia dos Namorados nos últimos anos:
- 2019: 2,5%;
- 2020: 2,3%;
- 2021: 5,0%;
- 2022: 10,5%;
- 2023: 8,7%.
Os dados mostram que houve uma desaceleração da inflação neste ano, em comparação a 2022. Ainda assim, os preços dos bens e serviços mais buscados na data subiram de maneira expressiva, para tristeza dos consumidores que pensam em presentear alguém no Dia dos Namorados.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, os preços destes produtos e serviços ficaram mais de 20% mais altos no país. Isso quer dizer que os consumidores tiveram que gastar bem mais para comprar os itens tradicionalmente mais consumidos no Dia dos Namorados.
Esses dados fazem parte de um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também estimou qual será o faturamento do comércio brasileiro na data. Veja mais detalhes no final do texto.
A forte aceleração ocorreu devido a vários motivos, como o aumento dos custos com salários e energia, a disparada nos preços das commodities no exterior e a recuperação da atividade econômica brasileira após a reabertura pós-pandemia.
Confira os itens que tiveram as maiores altas
Em 2023, a cesta de produtos avaliada pela CNC incluiu roupas, acessórios, eletroeletrônicos, maquiagens, joias, perfumes e outros itens. A cesta também analisou as variações de serviços como alimentação fora do domicílio e hospedagem.
Aliás, confira abaixo os itens e serviços que tiveram as maiores altas acumuladas nos últimos 12 meses:
- Produto para pele: 18,2%;
- Artigos de maquiagem: 17,5%;
- Sapato masculino: 17,5%;
- Perfume: 16,4%;
- Hospedagem: 14,4%;
- Sapato feminino: 14,4%;
- Chocolates: 12,2%;
- Roupa masculina: 12,0%;
- Livro: 11,9%;
- Tênis: 10,3%
- Pacote turístico: 9,7%.
Os dados citados mostram que os consumidores terão que gastar bem mais em 2023 para presentear seus namorados. Os aumentos ficaram bem disseminados e atingiram diversos setores, ou seja, as pessoas que quiserem economizar não terão muito para onde correr.
Contudo, a CNC revelou que alguns itens estão mais baratos neste ano, em comparação a 2022. Veja quais são:
- Aparelho telefônico: -3,7%;
- Flores naturais: -2,5%;
- Cinema, teatro e concertos: -1,4%.
Estes foram os únicos itens cujos preços recuaram no acumulado dos últimos 12 meses, em relação a 2022. Vale destacar que, na prática, os produtos eletroeletrônicos, como aparelho telefônico, possuem valores mais elevados que os demais, como roupas e acessórios.
Por isso, ultrapassam os gastos planejados por uma parcela considerável dos consumidores dispostos a comprar um presente no Dia dos Namorados em 2023.
Alimentação mais cara
O levantamento também revelou que as pessoas que planejam levar seus parceiros para comer fora de casa terão que gastar 7,4% a mais do que em 2022. Esse cenário é resultado da escassez de chuvas nos últimos anos, que encareceu diversos produtos no país.
Ao mesmo tempo, os valores da conta de luz do comércio também dispararam no país. Nesse caso, a escassez hídrica de 2021, que foi a pior em 91 anos, elevou significativamente os custos no país com geração de energia elétrica.
Isso sem contar com a reabertura da economia, marcada pela disparada nos preços do setor de serviços devido à demanda reprimida devido à pandemia da covid-19.
Em síntese, o setor ficou marcado pela recomposição de salários, e isso acabou impulsionando os custos dos restaurantes, explicam analistas. O problema é que estes custos acabam sendo repassados para o consumidor, que terá que pagar mais caro neste ano.
Faturamento do comércio no Dia dos Namorados
Além disso, a CNC também revelou que o volume de vendas para o Dia dos Namorados deverá atingir a marca de R$ 2,54 bilhões em 2023. Esse resultado representa uma queda de 2,2% na comparação com a movimentação financeira real observada no ano passado.
De acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o faturamento para o Dia dos Namorados deverá recuar neste ano devido a uma combinação de fatores.
“A elevada proporção de comprometimento e inadimplência das famílias brasileiras evidencia a situação de juros altos e inflação resistente que prejudica o poder de compra“, disse Bentes.
De todo modo, as pessoas que pensam em presentear alguém no Dia dos Namorados podem pechinchar e buscar descontos para economizarem.