Elabore a sua própria pesquisa de satisfação do cliente
Sabemos a importância de pesquisar junto ao cliente seu grau de satisfação, uma vez que essa é uma ferramenta fundamental para a empresa.
Os dados obtidos através das diversas pesquisas de satisfação existentes no mercado trazem métricas importantes que podem ser usadas por diversas áreas, principalmente as que estão diretamente ligadas ao cliente.
Informações úteis para demais áreas
Sendo assim, as informações obtidas através dessas pesquisas podem auxiliar a área Comercial da empresa, bem como ser úteis nas estratégias de marketing digital.
Para elaborar a sua pesquisa de satisfação algumas atitudes podem ser tomadas.
Se a sua empresa possui um ponto de venda físico, por exemplo, pode elaborar formulários.
Perguntas diretas e objetivas
Sendo assim, os formulários podem ter perguntas diretas sobre o atendimento, qualidade e outros itens relevantes ao seu negócio. Todavia, é importante que não seja muito extensa a sua pesquisa, pois o cliente se recusará a responder.
O objetivo dessas pesquisas é focar nos pontos principais do seu negócio. Ao passo que as perguntas devem ser objetivas.
O ideal é que utilize até 5 perguntas, com escalas de nota e espaço para anotações.
Essas pesquisas de satisfação podem ser adaptadas para ecommerces. No entanto, a internet oferece mais ferramentas para essas aplicações.
Exemplos de perguntas de pesquisa de satisfação para espaço físico
As pesquisas podem ser feitas através de pesquisas simples. Vamos exemplificar algumas perguntas direcionadas para um restaurante.
- Como que frequência você almoça fora de casa?
- O que achou do sabor da comida?
- A temperatura da comida estava agradável?
- O ambiente do restaurante é confortável?
- O atendimento foi satisfatório?
Sempre deixe espaço para anotações na pesquisa de satisfação dos clientes, ao passo que peça dados importantes como emails. Uma vez que pode utilizar esses dados em outras estratégias, como email marketing por exemplo.
Tabulação de dados e estratégias de ações
Após a tabulação desses dados poderá analisar as respostas e gerar estratégias para melhorar os pontos apontados pelos clientes, através da objetividade da sua pesquisa de satisfação.
Sempre que possível ofereça brindes nos espaços físicos para que as respostas a essas perguntas sejam dadas de forma mais agradável para o cliente, sem que ele se sinta incomodado.