Dividimos a série “Pesquisa de mercado” em 4 partes. Nesta terceira parte falaremos sobre o SIM ( Sistema de Informações de Marketing).
SIM – Suas informações merecem atenção
É importante as empresas desenvolveram seus próprios bancos de dados, e alimentá-los de forma periódica com novas pesquisas de mercado.
O banco de dados faz parte do SIM ( Sistema de Informações de Marketing).
O SIM é um conjunto de recursos voltados para a geração e distribuição de marketing, através de diversas ferramentas. São as informações do SIM que trazem alternativas estratégicas para serem acompanhadas e implantadas dentro do marketing, ou em outro setor, com reflexo direto no ambiente de marketing da empresa.
O SIM ( Sistema de Informações de Marketing) é uma ferramenta estratégica, as informações da pesquisa de mercado são os dados que direcionam as etapas do SIM. Após elaborar e aplicar a pesquisa de mercado, o fluxo do processo vai para a próxima fase, o planejamento estratégico.
Planejamento estratégico através do SIM
Gestão de Marketing
- Analisa
- Planeja
- Implanta ou implementa
- Controla as etapas do processo
As análises são oriundas de:
- Avaliação das necessidades e distribuição das informações
As necessidades e distribuição são disponibilizadas através de:
Registros internos
Inteligência de marketing
Pesquisa de marketing
Ambiente de Marketing – As informações voltam para análise do gestor
- Concorrentes
- Mercados
- Públicos
- Canais
- Forças macroambientes
Todas essas informações viram base de dados para as estratégias de sua empresa. A análise estratégica permite atuar de forma preventiva, além das ações de marketing que serão apontadas pela pesquisa de mercado.
No próximo artigo dessa série falaremos mais sobre o objetivo do SIM.