Pesquisa de Mercado na Era Digital
Pesquisa de mercado e o direcionamento de diversas ações
Realizar uma pesquisa de mercado atualmente pode parecer algo fora de contexto, visto que estamos na era da internet e tudo precisa ser muito rápido. Além disso, o cliente não disponibiliza de tempo para ficar respondendo perguntas às empresas, porém as pesquisas ainda são fontes de dados muito importantes para a gestão de uma empresa. Ao passo que são os direcionamentos para diversas ações.
A internet mudou as pesquisas
Sendo assim, a própria internet que modificou o comportamento de compra do cliente e o direcionamento do mercado proporciona formas orgânicas de gerar essa pesquisa, como: inovações de sistemas, e-mails marketing e até mesmo promoções podem ser fontes de informações para as empresas que buscam melhorias. Isso gera valor de mercado, ou seja, o produto fica valorizado junto ao cliente.
Por isso, uma pesquisa de mercado não precisa exatamente ter aquele tom antigo de pesquisa como entrevista. Não precisa ser assim, atualmente as ferramentas interagem com os clientes. Inclusive, despertando o interesse deles para a resposta. O marketing digital possui estratégias de atração fazem esse papel.
Sistemas integrados como fontes de informação
Porém, não somente dentro do Marketing que é possível obter retorno aos seus clientes. Os sistemas qualificados e integradas também são fontes de informação de pesquisa.
Visto que trazem métricas com os retornos dos clientes, além disso é possível incluir avaliações nos atendimentos e nas vendas. Por isso, a pesquisas atuais são dinâmicas para que se complementem de forma orgânica sobre as necessidades dos clientes.
Além disso, é fundamental que a empresa não despreze essa necessidade. Uma vez que o cliente é quem irá direcionar o mercado, ao passo que o próprio mercado direciona o cliente num ciclo positivo de informações que podem amparar o crescimento e a escalabilidade para os negócios.